Motoristas de ônibus paralisam atividades no Terminal da Messejana

Rodada de paralisações segue pelos terminais de Fortaleza nesta quinta, 9

12:44 | Jun. 09, 2022

Por: Euziane Bastos
Motoristas de ônibus paralisaram atividades no Terminal da Messejana na manhã desta quinta-feira, 9 (foto: Divulgação Sintro)

Motoristas de ônibus seguem realizando uma série de paralisações nos terminais de Fortaleza. Na manhã desta quinta-feira, 9, as atividades no Terminal da Messejana pararam das 9 às 11 horas. Os condutores pretendem, com as paralisações, reivindicar aumento salarial.

Conforme Edweyne Martins, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro), os motoristas exigem "que o Sindiônbus volte para a mesa de negociações e dê um reajuste digno para a categoria".

O Sintro informou ao O POVO nessa quarta-feira, 8, que busca reajuste de 15,8% nos salários e de 20% em vale-alimentação e cesta básica.

Em nota, o Sindiônibus informou que busca a negociação com o Sintro para uma "alternativa responsável diante da momentânea incapacidade das empresas de conceder aumentos salariais".

Leia a nota na íntegra:

No momento econômico desafiador que atravessa o país, especialmente o setor de transporte, altamente impactado pela alta descontrolada dos preços dos combustíveis, o Sindiônibus busca em negociação com o Sintro-CE uma alternativa responsável diante da momentânea incapacidade das empresas de conceder aumentos salariais.

Com o objetivo de dar segurança aos funcionários e alguma estabilidade às empresas para manter o serviço de transporte e seus postos de trabalho, foi proposto garantir por seis meses a manutenção da Convenção Coletiva de Trabalho que venceu em 30 de abril de 2022, com todos os benefícios nela previstos. A expectativa é que a partir de novembro de 2022, as reivindicações do Sintro-CE sejam reavaliadas em um cenário mais favorável, que permita avanços salariais sustentáveis.

O diálogo estava em andamento e foi suspenso pela recusa do sindicato dos trabalhadores em aceitar a proposta. O Sindiônibus conta com a compreensão do Sintro-CE de que essa é a alternativa que pode trazer segurança às empresas e seus trabalhadores neste momento.

O Sindiônibus reitera que está sempre aberto ao diálogo e repudia qualquer ato que impeça o deslocamento da população.