Motoristas de ônibus fazem nova paralisação no Terminal do Papicu

Primeira paralisação no Terminal do Papicu, em Fortaleza, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 8. Ambas as mobilizações foram motivadas por reivindicação de reajuste salarial dos motoristas

21:01 | Jun. 08, 2022

Por: Marília Serpa
Motoristas de ônibus fazem nova paralisação no Terminal do Papicu na tarde desta quarta-feira, 8 (foto: Reprodução/Sintro)

Motoristas de ônibus realizaram uma nova paralisação das atividades no Terminal do Papicu, em Fortaleza, na tarde desta quarta-feira, 8, por volta das 15 horas. A mobilização da categoria também ocorreu pela manhã, às 9 horas, para reivindicar reajuste salarial. Ambas as paralisações duraram por volta de 1h30min, conforme informações do diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro), Edweyne Martins.

A intenção das paralisações, de acordo com o diretor, é mobilizar uma nova negociação salarial por parte das empresas de ônibus, após terem prolongado a comissão recebida pela categoria por seis meses, não concedendo reajuste neste momento. As paralisações continuam nesta quinta-feira, 9. "Hoje, foi no Terminal do Papicu, de manhã e de tarde. Amanhã pela manhã, vamos tirar o encaminhamento com o Sintro para saber para qual terminal nós vamos", esclarece Edweyne.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) informou, em nota, ter proposto "garantir por seis meses a manutenção da Convenção Coletiva de Trabalho que venceu em 31 de maio de 2022, com todos os benefícios nela previstos". A nota também mencionou que as reivindicações dos trabalhadores deve ser avaliada a partir de novembro deste ano, "em cenário mais favorável".


Nota do Sindiônibus na íntegra:

"O Sindiônibus comunica que na manhã desta quarta-feira (08), o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro-CE) dirigiu uma paralisação de veículos no Terminal do Papicu. A ocorrência iniciou às 9h20 e durou aproximadamente 1 hora. Ao fim da paralisação, a frota de ônibus voltou a circular normalmente.

No momento econômico desafiador que atravessa o país, especialmente o setor de transporte, altamente impactado pela alta descontrolada dos preços dos combustíveis, o Sindiônibus busca em negociação com o Sintro-CE uma alternativa responsável diante da momentânea incapacidade das empresas de conceder aumentos salariais.

Com o objetivo de dar segurança aos funcionários e alguma estabilidade às empresas para manter o serviço de transporte e seus postos de trabalho, foi proposto garantir por seis meses a manutenção da Convenção Coletiva de Trabalho que venceu em 31 de maio de 2022, com todos os benefícios nela previstos. A expectativa é que a partir de novembro de 2022, as reivindicações do Sintro-CE sejam reavaliadas em um cenário mais favorável, que permita avanços salariais sustentáveis.

O diálogo estava em andamento e foi suspenso pela recusa do sindicato dos trabalhadores em aceitar a proposta. O Sindiônibus conta com a compreensão do Sintro-CE de que essa é a alternativa que pode trazer segurança às empresas e seus trabalhadores neste momento.

O Sindiônibus reitera que está sempre aberto ao diálogo e repudia qualquer ato que impeça o deslocamento da população."