Praia do Futuro: ação de limpeza intensifica educação ambiental para crianças e adolescentes
Atividade também comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste domingo, 5 de junho
16:54 | Jun. 04, 2022
Na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste domingo, 5, o Instituto Povo do Mar (Ipom) realizou na manhã deste sábado, 4, uma ação de limpeza na Praia do Futuro, em Fortaleza. Além da limpeza, o instituto buscou intensificar educação e valores ambientais para crianças e adolescentes do Grande Vicente Pinzon. Por meio de uma roda de conversa, o público conheceu mais sobre os tipos de resíduos, coleta de lixo e o descarte correto dos materiais, além de uma conversa sobre a década dos oceanos.
A limpeza na praia ocorreu em um faixa de cinco quilômetros na Praia do Futuro, partindo da Praça da Paz, onde fica localizado o Ipom, e seguiu até a barraca Marulho. As crianças e adolescentes foram divididos em grupos e, ao final, receberam auxílio para a separação dos resíduos por meio de recicladores da Associação dos Agentes Ambientais Rosa Virginia.
De acordo com a diretora do Ipom, Fabrini Andrade, o momento foi mais uma oportunidade de aprendizado sobre educação ambiental para as crianças e adolescentes. “Mais um momento de aprendizado para as crianças. Eles vão ver como esse lixo deve ser descartado e, nessa hora, a gente vai fazer a pesagem e contagem”, disse.
Ainda segundo a diretora, essa é a oitava vez que o Ipom promove esse tipo de ação, onde foca na educação ambiental das crianças. “Nós acreditamos que essas crianças e adolescentes precisam vivenciar, na prática, os valores relacionados ao meio ambiente. Hoje, é necessário repensar todos os nossos valores em relação a descartes de resíduos e a produção de lixo, e isso as crianças e adolescentes do Ipom vivenciam na prática”, destaca.
Buscando explicar a importância do porquê de realizar essa limpeza na praia ao público, o biólogo André Comaru, idealizador do coletivo Nossa Iracema, e atuante nas atividades do Ipom, explica que o momento foi, justamente, para conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre o problema e as causas que o lixo pode trazer no oceano e praias e como mudar isso.
“É fundamental para essas crianças crescerem com esse tipo de informação e serem adultos mais conscientes porque tudo que está sendo feito errado hoje foi feito por nós. Mostrar para eles que tudo que a gente retira da praia tem que ser destinado para o local correto. A gente tem que reciclar, tem que reutilizar e não fazer o descarte incorreto que é o que a gente faz hoje. Antes da gente sair pegando esse lixo, esse plástico da praia e retirando ele, a gente precisa saber o porquê da gente está fazendo isso”, explica André.
O voluntário Walter Sales, 26, comenta a importância desse tipo de ação. “É trazer e dar visibilidade ao nosso planeta, que é o nosso quarto pulmão, que sem ele a gente não consegue sobreviver, além de dar visibilidade aos nossos catadores de lixo. Além disso, as crianças de hoje são o futuro de amanhã, e a gente conscientizando essas crianças desde cedo, vamos prosperar para um planeta mais respirável”, destaca.
A ação contou com participação da Nestlé, por meio do programa voluntariado, onde pessoas de outros locais, fora do Vicente Pinzon, puderam participar da atividade. Também para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, o público pode contar com um cortejo de Maracatu no final das atividades.
Leia mais
-
Dia do Meio Ambiente: projetos demandam urgência para preservação ambiental
-
Fortaleza terá eventos alusivos ao Dia do Meio Ambiente ao longo de junho
-
Mutirão de limpeza recolhe resíduos na Praia do Cumbuco neste sábado, 4
-
Sarto assume compromisso de aumentar taxa de reciclagem em Fortaleza de 9% para 50%