Fortaleza: 55 mil doses pediátricas da Pfizer contra a Covid-19 estão próximas ao vencimento

Caso não sejam utilizadas, doses serão descartadas. Baixa cobertura vacinal em crianças de cinco a 11 anos preocupa, diz Ana Estela Leite, titular da SMS

17:56 | Mai. 27, 2022

Por: Ana Rute Ramires
Caso não sejam utilizadas, doses serão descartadas e não serão repostas pelo Ministério da Saúde (foto: FERNANDA BARROS)

Com baixa procura por vacinação para crianças entre 5 e 11 anos em Fortaleza, lotes do imunizante da Pfizer estão próximos à data de validade. Capital tem 55 mil doses com vencimento entre 8 de junho e 31 de julho. Caso não sejam utilizadas, doses serão descartadas e não serão repostas pelo Ministério da Saúde (MS), conforme Ana Estela Leite, titular da Secretaria Municipal da Saúde. 

"Ela não pode ser reutilizada. É uma perda mesmo. Ela volta para a nossa Rede de Frios e vai para o nosso processo de descarte. Existe um protocolo no MS para esse tipo de descarte", detalha. Ela afirma que os lotes da Pfizer pediátrica tem sido enviados faltando seis meses para o vencimento e que ainda não houve nenhuma perda. 

Lotes próximos ao vencimento:

  • 8 de junho: cerca de 7 mil doses
  • 16 de junho: cerca de 10 mil doses
  • 31 de julho: cerca de 37 mil doses

"Em uma campanha, se espera que tenham perdas técnicas, pelo manuseio, pela quantidade dos frascos. Nas vacinas multidoses, um frasco contém dez doses. Se espera 10% de perda. Para vacinas monodose (uma dose por frasco), 5% de perda. Nessa campanha, a perda de Fortaleza foi de 2%. O que acontece agora é fora da nossa governabilidade, as pessoas não estão procurando", explica. 

Segundo ela, da população entre cinco e 11 anos, 55% recebeu a primeira dose e 29% a segunda dose, considerando os imunizantes da Pfizer e CoronaVac. A queda da cobertura vacinal nessa faixa etária é considerada "drástica" com relação aos demais recortes de idade cuja imunização é autoriza. Em Fortaleza, 40 mil crianças que tomaram a primeira dose ainda não receberam a segunda dose do imunizante. 

"O ministério não vai enviar de novo. Temos um cenário confortável, com sinalização de discreto aumento. Mas se tiver outra onda, a população pode tentar buscar e não vamos mais ter", alerta Ana Estela. Para evitar isso, segundo a secretária, a pasta tem focado os esforços em ações direcionadas a esse público.

Fortaleza terá "Dia D" de vacinação contra Covid toda semana na rede municipal de ensino, no qual equipes de Saúde vão a seis escolas municipais para imunizar estudantes de 5 a 17 anos. Além disso, ela acrescenta que agentes de saúde fazem busca ativa permanentemente nos territórios.