Hospital de Messejana abre 100 vagas para Programa de Controle do Tabagismo

Os pacientes terão acesso gratuito a tratamento com acompanhamento profissional e medicações

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart (HM) abrirá inscrições para o Programa de Controle do Tabagismo. As inscrições poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira, 30, véspera do Dia Mundial Sem Tabaco. Serão disponibilizadas 100 vagas. Os cadastros serão feitos por ordem de chegada no Bosque dos Eucaliptos da unidade, das 8 às 11 horas, ou até o preenchimento das vagas.

Segundo Penha Uchoa, coordenadora do programa, os novos pacientes passarão por uma triagem com atendimento multiprofissional. "Precisamos saber o grau de dependência, investigar se tem sintomas de doenças relacionadas ao cigarro e se ele está, principalmente, motivado a parar de fumar num prazo de 30 dias”, explica a pneumologista.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Os interessados devem apresentar RG, CPF e comprovante de endereço. Na ocasião, também haverá atendimento aos pacientes que já fazem acompanhamento, além de um momento de sensibilização sobre o valor da vida saudável

Controle do tabagismo

Em 20 anos de Programa de Controle do Tabagismo, 4,4 mil pacientes foram orientados e acompanhados na luta contra o vício do cigarro. Quem participa do programa recebe assistência de equipe especializada que, além de avaliar a saúde e o grau de dependência nicotínica, monitora o estado psicológico e a motivação para cessar o hábito.

O tratamento padrão envolve o acompanhamento profissional e o uso de medicações, oferecidas gratuitamente, para aliviar os sintomas da abstinência. “Nós estimulamos o paciente a entender como é que se comporta o cigarro na vida dele e como ele vai enfrentar as dificuldades do parar de fumar. São vistas estratégias de enfrentamento dessas dificuldades e desses obstáculos que vão aparecer", aponta a coordenadora do Programa.

O tratamento dura em torno de três a quatro meses em formato presencial. Depois dessa fase, o paciente é convidado ao hospital em momentos específicos. Nessas ocasiões, ele é chamado novamente para ser avaliado: se continua não fumante, se apresenta questões dele e, ainda, se tem riscos de lapsos ou de recaídas.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vicio cigarro tabagismo parar de fumar programa de controle do tabagismo hospital de messejana

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar