Fortaleza tem três faixas de pedestres gigantes; saiba o que são
Faixas de pedestres com mais de 18 metros foram implantadas na Capital com a intenção de priorizar os espaços dedicados à circulação de pessoas. Veja onde estão as maiores faixas da CidadeCom a implantação de uma nova faixa de pedestres 'gigante' na avenida Beira Mar, na última sexta-feira, 20, a Capital cearense já conta com três equipamentos do tipo. A faixa mais recente é a segunda maior da Capital, tem 22 metros de extensão, e fica em frente ao espigão da avenida Desembargador Moreira. Para o município de Fortaleza, o padrão adotado de uma faixa de pedestres é de quatro metros, conforme a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).
Essas faixas maiores priorizam os espaços dedicados à circulação de pessoas para facilitar e garantir maior segurança durante a travessia. Atualmente, a maior faixa de pedestres da Cidade tem 40 metros de extensão e fica na avenida Tristão Gonçalves com a rua Liberato Barroso, no Centro. Esta também é a maior faixa de pedestres do Brasil.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A terceira maior faixa em Fortaleza está situada na avenida Carneiro de Mendonça com a avenida Lineu Machado, no bairro Demócrito Rocha, e conta com 18 metros de extensão. De acordo com a AMC, para as instalações, os técnicos se basearam no modelo da cidade de Recife, onde há uma faixa de 34 metros de extensão na avenida Nossa Senhora do Carmo, no Bairro de Santo Antônio.
A sinalização na Beira Mar foi implementada após técnicos da AMC analisarem áreas que são chamadas "polos geradores de viagem". Conforme nota da Prefeitura Municipal de Fortaleza, os polos possuem uma maior circulação de pedestres em virtude de empreendimentos implantados nas proximidades.
O gerente de educação para trânsito da AMC, André Luís Barcelos, ressalta que essas faixas gigantes indicam o local de travessia segura do pedestre. "Faixas mais longas são instaladas em locais em que o desenho geométrico da via favorece a instalação dessas sinalizações. São locais com intenso fluxo de travessia, por isso a necessidade de alongar", argumenta.
Segundo ele, além de ser uma sinalização de segurança, essa faixa serve para reforçar a necessidade de respeito ao pedestre. "Essas faixas atraem as pessoas para atravessarem onde está a sinalização. Esta sinalização muda o entorno do local e chama atenção para que as pessoas atravessem exatamente naquela área protegida", reforça André.
André Luís informa ainda que outros locais são estudados, mas as faixas alongadas são instaladas de acordo com a necessidade da via. “Então, no momento temos alguns locais que podem receber algum tipo de intervenção, mas ainda carecem de estudos e estão sendo monitorados para essas implantações”, aponta. (Colaborou Bruna Lira)
Tristão Gonçalves com a Liberato Barroso (40 metros de extensão)
Carneiro de Mendonça com Lineu Machado (18 metros de extensão)