Restauro da estátua de Iracema Guardiã depende do aval da família do escultor
Prazo para entrega da obra será informado após contratação da equipe que realizará o restauroA Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) informou nessa quarta-feira, 12, que aguarda a autorização da família do artista Zenon Barreto para dar início aos trabalhos de restauro da estátua de Iracema Guardiã. A obra, localizada no calçadão da Beira Mar, na altura da Praia de Iracema, desabou de sua base na última segunda-feira, 3.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"No momento, aguardamos resposta da família do artista Zenon Barreto (autor da obra original), que está na Bulgária, para que as diretrizes do restauro estejam alinhadas entre os familiares e a Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural da Secultfor (CPHC)", explicou a Secultfor.
A Iracema Gurdiã foi inaugurada em 1996 e é de autoria do artista sobralense Zenon da Cunha Mendes Barreto, sendo seu último trabalho. A escultura é feita em fibra de vidro, com dimensão de 0,80 x 3,70 x 1,85m (obra) e 2,35 x 2,00 x 3,65 (base).
Confira registros da estátua após a queda:
Estátua de Iracema cai no calçadão da Beira Mar; Confira vídeo: pic.twitter.com/5qd3LiQIqN
De acordo com a Secretaria, a obra foi avaliada e analisada por técnicos da Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural. A obra passará por um processo minucioso de restauro, "trabalho que demanda estudo aprimorado das técnicas, materiais e métodos empregados em seus processos", informou a pasta.
A Secultfor ainda comunicou que um prazo para entrega da obra será informado à população após a contratação da equipe que executará os trabalhos.