Após queda, estátua de Iracema Guardiã na Beira Mar é retirada para reparo
Na manhã desta quarta-feira, 4, um dia após a queda, pedestal onde monumento ficava exibe apenas pichaçõesApós cair do pedestal onde estava, a estátua estátua de Iracema Guardiã, na Praia de Iracema, foi retirada para reparos. Na manhã desta quarta-feira, 4, o pedestal exibia apenas pichações. A queda da estátua aconteceu na tarde de terça-feira, 3, e uma equipe técnica da Regional 2 iria ao local hoje para verificar a necessidade de intervenções no local. No calçadão que abrigava a estátua, é possível ver mais pichações, partes quebradas e enferrujadas.
Na manhã desta quarta-feira, reportagem do O POVO e da rádio O POVO CBN estiveram na orla da Capital. Quem passava próximo ao pedestal da Iracema Guardiã relatou tristeza após a queda do monumento. "Eu sou do Rio de Janeiro e vim conhecer o Ceará. Ainda bem que eu cheguei no sábado, 30, e tirei uma foto com a estátua no domingo, 1º. Quando eu vim ontem, ela [a estátua] já não estava mais aqui, porque havia caído", relata a turista Lucinéia Oliveira. "É falta de manutenção, o monumento está todo pichado. Disseram que iriam pôr a estátua novamente, eu espero que sim, afinal é um símbolo da cidade. Fortaleza é muito linda, não merece isso, precisa de mais preservação", opina.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Gisele Correia, que mora próxima a Beira-Mar, também esteve na Praia de Iracema e relatou frustação com o ocorrido: "A Praia de Iracema é um cartão-postal de Fortaleza e está abandonado. Isso aconteceu por falta de manutenção", comentou.
Segundo testemunhas ouvidas pelo O POVO, o monumento teria tombado após uma forte ventania. Não havia pessoas ao redor da estrutura no momento do incidente. O local foi isolado pela Guarda Civil Municipal enquanto técnicos da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) fizeram a remoção do material.
De acordo com a Secultfor, a obra foi levada para "um local de armazenamento adequado", e em breve será submetida a processo de restauração. O prefeito José Sarto (PDT) visitou o monumento minutos após a queda, e disse ter ficado “estarrecido” pelo “triste episódio”. Pelas redes sociais, o gestor informou ter determinado medidas imediatas para averiguar o que teria causado o tombo. “Pedi um laudo técnico e solicitei imagens do videomonitoramento para a Guarda Municipal”, detalhou.
*Com informações da repórter da Rádio O POVO CBN Monica Damasceno e do repórter Danrley Pascoal.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente