Estátua de Iracema cai no calçadão da Beira Mar, em Fortaleza
Iracema Guardiã, localizada no calçadão da Beira Mar, na altura da Praia de Iracema, caiu durante a tarde desta segunda-feira, 3. Caso será apuradoUma das esculturas da indígena Iracema, localizada no calçadão da Beira Mar (na altura da Praia de Iracema), em Fortaleza, caiu durante a tarde desta terça-feira, 3. O POVO esteve no local; o monumento chamado de "Iracema Guardiã" já estava isolado.
A escultura é feita em fibra de vidro, com dimensão de 0,80 x 3,70 x 1,85m (obra) e 2,35 x 2,00 x 3,65 (base).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA MAIS | "Iracema Guardiã": conheça origem da estátua que tombou na Praia de Iracema
Em março último, a reportagem do O POVO mostrou má conservação das estátuas de Iracema espalhadas pela Cidade, com estruturas quebradas e pichadas. Além disso, a escultura indígena da Praia de Iracema já se encontrava com algumas partes pichadas, além da base enferrujada.
O banco de concreto que rodeia o monumento que caiu na tarde desta terça, 3, também estava deteriorado, com partes do ferro da estrutura à mostra. A estátua, que é obra do artista sobralense Zenon da Cunha Mendes Barreto, foi inaugurada em 1996.
Estátua de Iracema cai no calçadão da Beira Mar; Confira vídeo: pic.twitter.com/5qd3LiQIqN
Em nota, a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) informou que técnicos já trabalham no local para recolher a estrutura. A estátua será levada para armazenamento em um espaço adequado, sendo iniciado, posteriormente, o trabalho de restauro do patrimônio.
A Guarda Municipal também foi acionada, segundo a Secultfor, para analisar as imagens de videomonitoramento da área. O prefeito Sarto Nogueira também esteve no local para conferir os trabalhos iniciais de isolamento e remoção da estátua, determinando apuração do caso.
"Sarto lamentou o fato e garantiu que esse importante símbolo da nossa cultura será devolvido em perfeito estado para a cidade o mais breve possível", concluiu a nota da Secult.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente