Fortaleza inicia segunda fase da vacinação contra Influenza e sarampo

Na primeira fase, apenas 10% do grupo prioritário recebeu a dose. O grupo que ainda não se vacinou poderá receber o imunobiológico durante a segunda fase, que vai até o dia 3 de junho

16:07 | Mai. 02, 2022

Por: Mirla Nobre
Ceará confirma 1.244.705 casos de Covid-19 desde o início da pandemia (foto: FERNANDA BARROS)

A partir desta segunda-feira, 2, Fortaleza começa a segunda fase da vacinação contra a Influenza e sarampo em todos os postos de saúde da Capital. O público prioritário desta fase, que inclui gestantes, puérperas, professores, povos indígenas, pessoas com deficiência permanente, entre outros, poderá receber os imunobiológicos das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, em todas as unidades básicas de saúde municipal.

Aos fins de semana e feriados, a vacinação ocorre nos postos Paulo Marcelo e Messejana, das 8 às 16h30min. A nova fase da campanha segue até o dia 3 de junho. Além da Capital, todos os municípios cearenses também deram início à segunda fase da vacinação.

Veja os grupos prioritários da 2ª fase da campanha contra a Influenza:

  • gestantes
  • puérperas
  • professores
  • portadores de comorbidades
  • pessoas com deficiência permanente
  • povos indígenas
  • caminhoneiros
  • trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso
  • trabalhadores portuários
  • forças de segurança e salvamento
  • forças armadas
  • funcionários do sistema de privação de liberdade
  • população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas

Sarampo

A vacina contra o sarampo seguirá disponível para o público infantil (crianças com idade entre seis meses e menores de 5 anos de idade) nas unidades básicas de saúde até o fim da campanha.

O público da primeira fase —  idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde e crianças a partir de seis meses e abaixo de 5 anos — que ainda não se vacinou poderá receber o imunobiológico durante toda a segunda fase nos postos de saúde.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS), até o domingo, 24 de abril, foram aplicadas 66.890 doses, o que corresponde a apenas 10% da meta desta fase.

Documentos necessários

Para receber a vacina, o público deve apresentar documento oficial com foto, como CPF e documento de identidade. Pessoas com comorbidades poderão apresentar, além do documento de identificação, qualquer comprovante que demonstre pertencer ao grupo (exames, receitas, relatório médico e prescrição médica)

No caso dos trabalhadores, além da documentação oficial com foto, é necessário apresentar um documento de comprovação do trabalho ativo na área e na região de Fortaleza, como carteira de trabalho, declaração de vínculo, ou o contracheque.

É preciso se vacinar em 2022

Segundo a coordenadora de imunização da SMS, Vanessa Soldatelli, quem tomou a vacina contra a Influenza em 2021, deve tomar novamente este ano. “Com um grande número de pessoas vacinadas em um curto período de tempo, poderemos interromper a cadeia de transmissão da Influenza, evitando, além da doença, internações e óbitos”, explica.

O imunobiológico pode também ser administrado com outras vacinas, incluindo a vacina contra a Covid-19, com exceção das crianças de 5 o a 11 anos que recebem a vacina pediátrica. Nestes casos, de acordo com o Ministério da Saúde, deve-se priorizar a vacina contra a Covid-19 e aguardar 15 dias para aplicação do imunobiológico contra a Influenza na faixa etária indicada.