Chaves de boxes da Beira Mar são entregues neste sábado; Feirinha deve ser inaugurada em 20 dias
Segundo a Prefeitura, prazo foi solicitado pelos comerciantes para se mudarem ao novo local. Os mais de 700 boxes começaram a ser montados em dezembro de 2021
10:10 | Abr. 29, 2022
Na manhã deste sábado, 30, os comerciantes da Feirinha da Beira Mar de Fortaleza receberão as chaves dos novos boxes. Como antecipado pelo jornalista Eliomar de Lima, a solenidade de entrega acontece a partir das 8h30min. Ao todo, 650 permissionários receberão as chaves de acesso, permissão de uso, coletes e crachás.
De acordo com a Prefeitura, a inauguração do espaço deve acontecer em cerca de duas semanas, período solicitado pelos comerciantes para se mudarem ao novo local. A Feirinha da Beira Mar funciona de domingo a domingo, das 16h às 22h, e atualmente acontece em estrutura provisória na faixa de areia.
"É um momento sonhado e esperado. Hoje a gente sofre muito com a montagem e desmontagem todo dia; molhando quando tem chuvas mais fortes...", afirma Nilton César, presidente da Associação dos Feirantes de Artesanato da Beira Mar (Asfabem). Ele detalha que a partir do recebimento das chaves, cada comerciante irá estruturar a parte interna do box.
Nilton adianta que a inauguração da Feirante está marcada para o dia 20 de maio, uma sexta-feira. "Vamos funcionar até o dia 15 no local antigo. Aí, de 16 a 19 de maio, a feira estará totalmente fechada", adianta.
Leia mais
Um ano de obra
A ordem de serviço para o Polo de Artesanato da avenida Beira Mar foi assinada em 13 de abril de 2021 pelo prefeito José Sarto (PDT). As obras tinham prazo de cinco meses. Em agosto, o chefe do Executivo municipal afirmou que o local seria entregue aos fortalezenses "até o fim do ano". Em dezembro, na segunda etapa da intervenção, os boxes começaram a ser montados.
Na última semana, o prefeito, em reunião com o secretariado, colocou o fim de abril como prazo para a entrega. A Feirinha de Artesanato está entre as ultimas ações do projeto de revitalização da Nova Beira Mar, que teve início em agosto de 2018.
A nova Feirinha conta com 712 boxes padronizados feitos em estrutura metálica, piso de concreto, porta de enrolar e acabamentos em chapas de alumínio e polietileno perfurado. Além disso, foram instaladas lonas tensionadas, trazendo sombreamento para o tradicional ponto de comércio de artesanato. As unidades estão distribuídas em mais de 8 mil metros quadrados (m²) urbanizados.
Além dos boxes comerciais, o local também traz estrutura para a sede da Associação dos Feirantes e um espaço para instalação de caixas eletrônicos e serviços.
* Atualizada às 12 horas