Novo espaço do Parque do Cocó tem jogo de bocha e mesas para dama e xadrez
Para o gestor do parque, Paulo Lira, o parque tem sido visto como mais que uma área de contemplação da naturezaA manhã deste domingo, 10, foi de intenso movimento no Parque do Cocó. Além das tradicionais atividades de recreação, lazer e esporte, o parque contou com inauguração do Bosque do Bom Viver. O espaço, que já conta com um minicampo de golfe, agora tem mesas para jogos de dama e xadrez e um espaço dedicado ao jogo de bocha.
A novidade chegou por meio do Cocó Golfe Clube, ação que busca popularizar o golfe e, agora, a bocha em áreas públicas. "A gente jogava inicialmente aqui na grama, para testar se o pessoal gostava ou não. O pessoal gostou demais", afirma Antenor Naspolini, que está à frente do projeto. A bocha é um esporte jogado entre equipes que devem lançar bolas (as bochas) e situá-las o mais perto possível de um a bola menor (bolim), previamente lançada.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O secretário do Meio Ambiente Artur Bruno explica que há cerca de sete anos as árvores foram plantadas na área próxima à Areninha da avenida Padre Antônio Tomás para ali se tornar um bosque. "Aproveitamos o espaço para instalar a cancha (como é chamada a quadra do esporte) e também as mesas para jogar dama e xadrez. Para os jogos de tabuleiro, vamos incentivar o uso de tampinhas de garrafa. Ficará um depósito perto de cada mesa e as pessoas podem trazer e pegar as tampas", acrescenta.
As mesas têm acesso para o público durante todos os dias da semana nos horários em que o parque está aberto. A gestão do parque estabelecerá horários para a prática de bocha. O local fica aberto aos domingos e também nas quintas-feiras, ao fim do dia.
Para o gestor do parque, Paulo Lira, o parque tem sido visto como mais que uma área de contemplação da natureza. "Investimos em atividades diversas para atender muitos públicos e seus interesses, para que o parque seja de todos e para todos", assegura. "Quando você traz cada vez mais as pessoas para conhecerem o Cocó, você desperta um sentimento de pertencimento e defesa do parque."
"A gestão do parque sempre nos ouviu, analisou e concretizou nossas ideias. Hoje estamos aqui celebrando a vida e mostrando que esse é mais um equipamento com mais esporte, em que pode jogar a família inteira", diz Eliane Lemos, que faz parte do grupo de mulheres que praticam bocha no local.
A professora de Educação Física Edmea Fraga também é parte do grupo e aponta que a presença de equipamentos gratuitos para esportes diversos são importantes para a integração de toda a população. "A cancha aqui foi construída há cerca de um mês. Agora toda quinta-feira a gente vem para cá. Tem sempre alguém que não conhece, mas está passando e a gente chama. Assim mais pessoas conhecem e passam a frequentar", conta.
O projeto Viva o Parque ocorre aos domingos com esportes, recreação e atividades de relaxamento. Neste fim de semana, foi realizado em três Unidades de Conservação (UCs) estaduais: Parque Estadual do Cocó, na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho. No Cocó, funciona das 7 às 12 horas, no Curió e no Rio Maranguapinho, das 8 às 12 horas. Excepcionalmente, o projeto segue suspenso no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia.
Veja mais imagens da movimentação no Parque do Cocó neste domingo:
OUÇA O PODCAST VOO 168 BASTIDORES