Viaduto da Oliveira Paiva terá trecho liberado ainda nesta segunda
Técnicos do Defesa Civil estão no local avaliando os danosApós ser interditado na manhã desta segunda-feira, 28, o viaduto da Oliveira Paiva terá liberação do trecho no sentido Paulino Rocha/Oliveira Paiva ainda hoje. De acordo com informações da Rádio O POVO CBN, que está no local, parte do canteiro central será quebrado para dar vazão ao fluxo. O viaduto foi interditado após por causa de um buraco, que surgiu na estrutura do equipamento após as chuvas.
O prefeito José Sarto explicou, em suas redes sociais, que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) levará 15 dias para fazer os reparos necessários no viaduto. "Ficou definido que somente um lado do viaduto será interditado e, do outro lado, será disponibilizada uma faixa para cada sentido do fluxo de veículos. Desse modo, o acesso de quem vem da Cidade dos Funcionários em direção ao Castelão ocorrerá pelo contrafluxo. Linhas de ônibus terão rotas mantidas e caminhões serão proibidos de trafegar pelo viaduto durante as obras", escreveu o prefeito de Fortaleza.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O equipamento faz parte da jurisdição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O órgão informou que está verificando as medidas que deverão ser implementadas. Por nota, destacou que "a empresa de manutenção rodoviária contratada para o trecho já foi acionada e o Dnit vem mantendo contato com a Polícia Rodoviária Federal - PRF, com a Autarquia Municipal de Trânsito - AMC e com a Secretaria de Infraestrutura - Seinf, para, em conjunto, traçar a melhor estratégia que venha garantir a fluidez do tráfego na região".
De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Estatística (Funceme), choveu em 128 dos 141 municípios informados até as 11 horas desta segunda-feira, 28. O maior volume observado até o horário foi no posto de monitoramento em Fortaleza, no bairro Água Fria, com 88.4 mm.
Veja os desvios que deverão ser feitos para quem acessa o viaduto:
• Os condutores que trafegarem pela Oliveira Paiva tem as seguintes alternativas para ir ao Centro da cidade:
- Seguir pela Oliveira Paiva e acessar a própria alça do viaduto da BR-116 no sentido Centro;
- Seguir pela Oliveira Paiva, entrar na avenida Desembargador Gonzaga, acessar a José Leon e acessar a BR-116 no sentido Centro;
- Seguir pela Oliveira Paiva, entrar na Desembargador Gonzaga e Rogaciano Leite, entrar à esquerda na avenida Murilo Borges, utilizar a rotatória da Raul Barbosa para entrar na avenida Capitão Aragão e acessar a BR-116 no sentido Centro.
• Já os condutores que trafegam pela Oliveira Paiva e desejam ir em direção à Arena Castelão devem entrar à direita na Desembargador Gonzaga, seguir pela Rogaciano Leite, pegar a avenida Murilo Borges, utilizar a rotatória da Raul Barbosa e seguir pela Raul Barbosa até chegar a avenida Alberto Craveiro.
• Quem estiver na Paulino Rocha e desejar seguir para o bairro Cidade dos Funcionários deve:
- Acessar a alça do viaduto da BR-116 no sentido Messejana, acessar a alça do viaduto da avenida Frei Cirilo no sentido Centro, acessar a BR-116 e entrar na alça do viaduto da Oliveira Paiva.
- A outra opção é, pela Paulino Rocha, acessar a alça do viaduto da BR-116 no sentido do bairro Messejana e a alça do viaduto da Frei Cirilo no sentido Centro, entrar na avenida José América e, na rotatória do Cambeba, acessar a rua Pedro Lazar para, por fim, entrar na Oliveira Paiva.
• A recomendação para quem circula nos dois sentidos da Oliveira Paiva e deseja cruzar a BR-116 é optar pelos viadutos das avenidas Raul Barbosa/Alberto Craveiro, Frei Cirilo e Jornalista Tomás Coelho.
A AMC informou que atua, em dias de chuva, conforme protocolos de emergência para minimizar os impactos no tráfego. Por isso, na manhã desta segunda-feira, o túnel da avenida Alberto Sá está bloqueado em ambos os sentidos por causa de alagamento. Equipes da Autarquia de Trânsito estão no local orientando os condutores.
Orientadores de tráfego também se deslocaram para a Rua Francisco Vilela, altura do número 25, no bairro Castelão, para prestar suporte no trânsito após a queda de uma árvore. Além disso, neste momento, oito dos 1062 semáforos da cidade apresentam instabilidade provocada por furtos de cabeamento e falhas no fornecimento de energia.
Com informações de Danrley Pascoal
Atualizada às 15h03
Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente