Prefeitura explica causas de alagamentos em túnel de Fortaleza e projeta solução até o fim de março

O túnel da Avenida Alberto Sá tem sofrido bastante com acúmulo de água por falta de drenagem, causando interdições diárias no local

12:06 | Mar. 23, 2022

Por: Danrley Pascoal
FORTALEZA,CE, BRASIL, 22.03.2022: Túnel Beni Veras, na Av.Alberto Sá, fica alagado (foto: FABIO LIMA)

Quem passa pela Avenida Alberto Sá após chuvas intensas sempre tem encontrado o Túnel Beni Veras interditado por causa de alagamento. De acordo com o coordenador de Gestão de Intervenções da Secretaria da Gestão Regional (Seger) da Prefeitura de Fortaleza, Guilherme Souza, em entrevista à Rádio O POVO CBN, roubo de fios elétricos e problemas técnicos são responsáveis pelo incidente rotineiro em dias de chuva. Possível solução é projetada ainda para este mês.

O procedimento quando há alagamento consiste em uma triagem de veículos pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), pois apenas os de grande porte conseguem trafegar pelo local devido ao acúmulo de água. Caminhões-pipa são responsáveis por sugar a água que fica acumulada.

Em entrevista para Jocélio Leal e Raquel Gomes, Guilherme afirmou que a Prefeitura estipula a data de 28 de março para solucionar o problema.

Ele explica ainda que apesar do problema de acúmulo de água no túnel ocorrer desde o ano passado, é preciso entender que a demora na resolução da situação ocorre por dois motivos distintos.

“É um túnel que até início de 2021 a drenagem funcionava normalmente. Acontece que ano passado ocorreram alguns furtos nos equipamentos elétricos do sistema de drenagem. Houve furtos de quadros elétricos e cabeamentos, mas isso foi resolvido. Nós trocamos toda essa parte elétrica e reforçamos também a segurança do equipamento para não ocorrer novos furtos”, disse.

De acordo com Guilherme, após a solução desse problema, em dezembro de 2021, as bombas as quais realizam a drenagem da água queimaram, fato que coincidiu com o início da quadra chuvosa. Apesar de relatar que esses equipamentos teriam um período de retorno de chuva de 100 anos*, o titular da Seger não soube explicar os motivos que geraram o defeito. Ele diz que todo esse trabalho tem sido feito por uma empresa especializada.

“Sobre os problemas de alagamento, a previsão é que essas bombas estejam prontas para instalação no dia 28 de março, próxima segunda. Esperamos que essas bombas funcionem nesse sistema de drenagem e os problemas do entorno do túnel sejam resolvidos”, concluiu Guilherme.


*A medida nada mais é do que o período de tempo médio em que um determinado evento é igualado ou superado pelo menos uma vez. Na prática, isso significa que ao iniciar um projeto de drenagem determina-se um período para que o evento, no caso a chuva, ocorra.

Atualizada às 17h21min