Alunos da UFC denunciam comida estragada em restaurante universitário
Pedras, pedaços de madeira e plástico também foram encontrados nas refeições nas últimas semanas
21:44 | Mar. 23, 2022
Alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) denunciam as más condições da alimentação servida no Restaurante Universitário (RU) da instituição, em Fortaleza. Desde dessa terça-feira, 22, alguns estudantes relataram, por meio das redes sociais, casos de comida estragada e de objetos encontrados nas refeições, dentre eles pedras, pedaços de madeira e plástico. Também foi exposto que, devido à situação, casos de intoxicação alimentar foram registrados entres os estudantes. A UFC informou que está "monitorando os relatos de insatisfações com o Restaurante Universitário."
De acordo com uma aluna da instituição, que preferiu ficar no anonimato, durante uma refeição, ela chegou a encontrar um pedaço de plástico. O caso, segundo ela, ocorreu na última quarta-feira, 16, data em que o RU retomou os serviços. A estudante ainda informa que no dia seguinte sentiu um cheiro forte “de comida azeda”, e que o alimento foi servido mesmo com o odor aos estudantes.
Por meio das redes sociais, uma aluna, que também prefere não se identificar, compartilhou que durante o almoço no RU, nessa terça-feira, 22, pedaços de pedras foram encontrados na comida. Na foto, compartilhada por ela, a aluna destaca: “Sim, isso são pedras, sim 'tava' no meu almoço”.
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Intoxicação alimentar
Há relatos também de casos de intoxicação alimentar nos estudantes. Em uma publicação nos stories do perfil “Spotted UFC”, nos Instagram, nessa terça-feira, 22, um aluno comentou que alguns amigos que comeram no RU, do Campus Benfica, passaram mal. “Um foi bater na UPA, e o médico falou que ele está com intoxicação alimentar”, disse na publicação.
Uma aluna explicou ao O POVO que, ao comer uma refeição no RU, do Campus Benfica, sentiu enjoos e “leve dores no estômago” logo após a alimentação. Outra estudante também relatou que, após uma refeição no RU do Campus do Pici, chegou em casa e sentiu um incômodo na barriga. Ela disse que só melhorou após ser medicada.
O POVO procurou a Universidade Federal do Ceará (UFC), por e-mail, às 16h11min desta quarta-feira, 23, a fim de buscar esclarecimentos sobre as situações. Além de saber quais medidas estão sendo tomadas para o cuidado na alimentação dos estudantes e as demais pessoas que frequentam o restaurante universitário.
Em nota, a UFC informou que está "monitorando os relatos de insatisfações com o Restaurante Universitário." A Instituição também informou que a empresa licitada para os serviços do RU atualmente "não é a mesma que prestava o serviço antes da emergência da pandemia de Covid-19".
"A Universidade Federal do Ceará já está monitorando, com envolvimento pessoal do reitor e do vice-reitor, os relatos de insatisfações com o Restaurante Universitário. Estes se reuniram, nesta quarta-feira (23), com gestores da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) – pastas da administração responsáveis, respectivamente, pelo RU e pelo setor de licitações – e representantes legais da empresa licitada, que não é a mesma que prestava o serviço antes da emergência da pandemia de covid-19.", disse trecho da nota.
A Instituição complementou explicando que notificou a empresa via ofício, e que, a partir desta quinta-feira, 24, "todo o processo de produção das refeições será acompanhado in loco por servidores da UFC da área de Nutrição."
Confira a nota
"A Universidade Federal do Ceará já está monitorando, com envolvimento pessoal do reitor e do vice-reitor, os relatos de insatisfações com o Restaurante Universitário. Estes se reuniram, nesta quarta-feira (23), com gestores da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) – pastas da administração responsáveis, respectivamente, pelo RU e pelo setor de licitações – e representantes legais da empresa licitada, que não é a mesma que prestava o serviço antes da emergência da pandemia de covid-19.
Nosso retorno às atividades acadêmicas presenciais ocorreu há uma semana, e a Administração Superior está ciente de algumas queixas, notadamente, referentes a casos de atrasos na disponibilização das refeições. A Reitoria reitera que entrou em contato diretamente com os proprietários da empresa e tem tomado as providências administrativas cabíveis para garantir o cumprimento da licitação e um atendimento satisfatório e seguro às necessidades da comunidade acadêmica.
Por fim, a Reitoria notificou a empresa via ofício, comunicando que, a partir de amanhã (24), todo o processo de produção das refeições será acompanhado in loco por servidores da UFC da área de Nutrição."