Fortaleza tem madrugada e manhã de chuva nesta terça-feira, 22

Chuva começou pouco depois das 21 horas da segunda-feira e seguiu pela madrugada; imagens de satélite da Funceme mostram nuvens carregadas em todo o Leste do Estado

05:33 | Mar. 22, 2022

Por: Bemfica de Oliva
Somente março deste ano registra mais de 52 mil raios no Estado (foto: Julio Caesar/ O POVO)

Após uma madrugada de fortes chuvas, Fortaleza amanhece sob água nesta terça-feira, 22. A precipitação começou por volta das 21 horas da segunda-feira, 21, e seguiu por toda a noite. Entre as 7 horas de ontem e as 7 horas de hoje, o posto Fundação Maria Nilva registrou acumulado de 42 mm na Capital.

Nesta manhã, o túnel da avenida Alberto Sá está bloqueado no sentido Aldeota por conta de alagamento. No sentido Papicu, apenas veículos grandes podem trafegar. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) estão no local para prestar auxílio aos condutores.

No bairro Vila Velha, uma árvore caiu na avenida Mozart Pinheiro de Lucena, na altura do número 531. O local fica entre as ruas Tapajós e Rio Parnaíba. O sentido sul-norte da via está bloqueado. 

Quanto à rede semafórica, apenas oito equipamentos apresentam instabilidade neste momento por falhas no fornecimento de energia. Agentes e operadores foram enviados aos locais com maior fluxo de veículos para controlar o tráfego

Condições meteorológicas e previsão do tempo

A água chegou na segunda-feira após um final de semana com céu calmo, em que o dia de São José, no sábado, 19, não foi marcado pelas esperadas chuvas generalizadas. Houve precipitação em vários locais do Estado, mas na Capital o acumulado se concentrou na madrugada e na manhã, com tarde e noite sendo apenas de tempo nublado.

Segundo medições de satélite da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), na noite de segunda-feira as chuvas se concentravam no lado Leste do Estado. A área equivale às macrorregiões do Litoral de Fortaleza, do Maciço de Baturité, do Jaguaribe e do Cariri.

Na imagem divulgada, parte do Litoral Norte e da Ibiapaba também contavam com nuvens carregadas. Segundo o órgão, o vento seguia em direção Oeste, levando a precipitação para o restante do Estado.

O órgão emitiu aviso meteorológico para a noite de segunda-feira e a madrugada e manhã desta terça-feira, 22, para o sul do Ceará. A área tem de 40% a 70% de probabilidade de ocorrer acumulados de chuva. Não se descarta a possibilidade de chuvas intensas bem como de alagamentos, chuva de granizo, descargas elétricas e ocasionais rajadas de vento.

Imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe) mostram nuvens como topo até -60° C sobre o litoral cearense. Conforme os meteorologistas, essas formações colaboram para chuvas mais fortes.

No momento, os sistemas online da Funceme estão fora do ar. Por este motivo, não é possível verificar a situação atualizada dos registros de chuva no Ceará para esta manhã.

 

* Atualizada às 9h40min desta terça-feira, 22

 

Mais notícias do Ceará