"Barra Hope": embarcação desencalha depois de 15 dias parada na Barra do Ceará
Embarcação estava encalhada em um trecho de praia da Barra do Ceará, em Fortaleza, desde o dia 4 de marçoDepois de 15 dias encalhada em um trecho de praia da Barra do Ceará, em Fortaleza, a embarcação de nome "Lagoa Paranaense", que passou a ser chamada de "Barra Hope", desencalhou na tarde desta sexta-feira, 18. O encalhe aconteceu no fim da tarde do dia 4 de março, quando, segundo informações de moradores locais, a embarcação seguia para o estaleiro.
"Barra Hope": embarcação desencalha depois de 15 dias parada na Barra do Ceará. Confira: https://t.co/Tcr9VkCYy3 pic.twitter.com/GM7MdaZp2d
— O POVO (@opovo) March 18, 2022É + que streaming. É arte, cultura e história.
A embarcação, que estava parada no Rio Ceará, chegou a mudar de local de encalhe na madrugada desta sexta-feira, 18, em decorrência da maré alta. "Ele desencalhou por volta de umas 4h30min/5 horas. A maré foi muito grande e ele saiu sozinho. Mas encalhou novamente próximo ao restaurante. Estão tentando fazer o desencalhe, aguardando que a maré encha", explicou Alberto de Souza, dono do restaurante Albertu's.
LEIA MAIS | "Barra Hope": curiosos torcem contra desencalhe de navio parado na Barra do Ceará; entenda apelido
Nova tentativa de desencalhar
Uma nova tentativa de retirada da embarcação foi iniciada na tarde desta sexta, 18. Assim, o "Barra Hope" foi desencalhado por volta das 16 horas, aproveitando o horário de movimentação da maré, e seguiu para o estaleiro, conforme informações de Alberto. A tripulação do "Lagoa Paranaense" não sofreu nenhum dano quando a embarcação encalhou, no dia 4 de março.
A empresa responsável realizou outras tentativas de retirá-la do local, mas sem sucesso. Nos primeiros dias após o encalhe, no entanto, especialistas alertaram que a retirada só seria possível a partir do dia 17, período em que a maré teria a tendência de ficar mais cheia.
Após a construção da ponte do Rio Ceará, o local sofreu assoreamento, ficando intransitável para certas embarcações, segundo Alberto. Ele alerta para a necessidade de sinalizações no local. "Para que não acontecessem mais esses episódios. O Rio Ceará está muito assoreado", completa.
"Barra Hope"
O "Lagoa Paranaense" foi batizado de "Barra Hope" pela população da Barra do Ceará como forma de homenagem à outra embarcação famosa encalhada na orla de Fortaleza, o Mara Hope. O navio petroleiro está paralisado no litoral da Capital desde de 1985, próximo ao Marina Park Hotel.
Hoje, a embarcação é um ponto turístico de Fortaleza, que pode ser visto e fotografado de diferentes pontos da orla. O Marra Hope recebe visita de grupos de mergulhadores que exploram as formações de corais presentes na parte submersa, além de curiosos que chegam a adentrar nos restos do navio.
Após o encalhe do "Barra Hope", curiosos tiravam fotos da embarcação e assistiam às tentativas de retirada. Os registros desta sexta-feira, 18, quando a embarcação foi desencalhada, foram feitos por meio do drone de Flávio Fernandes, que mostrou detalhes do "Lagoa Paranaense" em seu canal do YouTube.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente