Casa do Cidadão é inaugurada no Iguatemi Fortaleza; confira os serviços
A nova unidade, iniciativa do Governo do Ceará, vai funcionar no piso superior, Etapa VI, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. Expectativa é de 7.500 atendimentos por mêsGoverno do Ceará inaugurou unidade da Casa do Cidadão, no Shopping Iguatemi, nesta quinta-feira, 17, em Fortaleza. O intuito da ação é ampliar o acesso aos serviços de cidadania à população cearense através da unidade. O evento contou com a participação da titular da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará (SPS), Socorro França. A nova Casa vai funcionar no piso superior, Etapa VI, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A nova unidade vai oferecer os seguintes serviços:
- Perícia Forense de Ceará (Pefoce) - com RG e antecedentes criminais;
- Receita Federal - com Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Atendimento para Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece);
- Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Fortaleza, com orientações sobre o Auxílio Brasil, Cadastro Único e atualização do NIS;
- Sine-IDT, com emissão de Carteira do Trabalho Digital, seguro-desemprego, intermediação de mão de obra e atendimento às empresas.
Ao O POVO, a titular da SPS contou que a Secretaria pretende desenvolver projetos parecidos e instalar mais três Vapt Vupt na Cidade: no Shopping RioMar, Terminal do Parangaba e um outro no Centro de Fortaleza.
A expectativa da pasta com a Casa do Cidadão no Shopping Iguatemi é realizar 7.500 atendimentos mensais, considerando todos os serviços conveniados. A unidade será a terceira instalada na Capital. Outras duas já funcionam no Shopping Benfica e na Assembleia Legislativa do Ceará.
"Todas as vezes que nós abrimos espaço para o cidadão, isso é uma grande alegria para o Estado. Essa política pública leva ao cidadão a própria libertação enquanto ser humano. Estamos trazendo os serviços das certidões de nascimento, atestado de óbito e outras certidões para facilitar a vida do cidadão", conta Socorro.
A titular da SPS conta que a Casa do Cidadão existe desde 1998, inicialmente no Shopping Diogo, no Centro de Fortaleza, ainda durante o governo de Tasso Jereissati. "Naquele ano foram tirados 2 milhões de documentos. Para você ter uma ideia do desejo do povo para ter acesso a esse direito".
A implantação do espaço dedicado a prestação deste serviço no Shopping Iguatemi ocorreu após a empresa do shopping se candidatar para oferecer o serviço. "Nós já temos Vapt Vupt em outros locais e outras duas Casas dos Cidadão. Portanto nós chegamos aqui para oferecer esse serviço".
OUÇA O PODCAST VOO 168 BASTIDORES
Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente