Ação no Parque do Cocó ensina primeiros socorros a crianças
O evento também contou com programação para os adultos com a presença de um nutricionista disponível para orientações sobre saúdeA manhã deste sábado, 26, teve programação diferente para as crianças que passaram pelo anfiteatro do Parque do Cocó. Ao lado da quadra de futsal e do parquinho infantil, uma tenda chamava a atenção pela presença de manequins de reanimação, socorristas e uma "kidsbulância".
Com orientações profissionais e exemplos lúdicos, os pequenos puderam aprender como agir em diversas situações de emergência como quedas, queimaduras, choques elétricos e engasgo. Colocar o ferimento embaixo de água corrente no caso de queimaduras, desligar a energia em caso de choques, permanecer deitado por alguns minutos e não beber líquidos após uma queda, buscar o apoio de um adulto, saber o endereço de casa para situações de emergência e ligar para o 192 foram algumas das dicas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ao fim das explicações e demonstrações de primeiros socorros, as crianças foram chamadas a participar de uma simulação. A "kidsbulância" estava a postos para levar os pequenos socorristas no chamado de emergência de uma boneca e colocar em prática as lições recém-aprendidas.
"Vez ou outra, a gente vem no parque para sair do apartamento. Aí hoje vimos a tenda e achamos muito legal", conta Ana Maria Santos, mãe da Maria Sophia, de 8 anos, e do José Arthur, de 3 anos. "Eu sempre ensino, porque acho muito importante. A qualquer momento a gente pode sim ser socorrido por eles e são ações básicas, simples, fáceis de eles aprenderem", completa.
Para a garota, "a parte da queimadura foi a mais interessante" por já ter se queimado. "Aprendi a parte do choque elétrico, o número da emergência, muita coisa que eu não sabia", aponta.
Promovida pela Coaph Saúde, Cooperativa de Atendimento Pré-hospitalar e Hospitalar, a ação gratuita contou com cerca de 120 crianças nos diversos grupos orientados entre as 8 horas e as 12 horas. “A gente entende que salvar vidas é importante e possível para todas as idades. Através desse projeto a gente faz com as crianças tenham condições de ajudar em emergências ou pelo menos não se colocar em situações de risco”, destaca Ângela Sales, gerente de eventos da Coaph e responsável pela ação.
Ela explica que as ações são realizadas em locais públicos e privados, em datas temáticas e também a pedido de parceiros. "Já fizemos em shoppings, em condomínios, escolas e praças e parques", conclui. O evento também contou com programação para os adultos com a presença de um nutricionista disponível para orientações sobre saúde, cálculo do IMC e percentual de gordura corporal, oximetria e aferições de pressão arterial.