Conheça projetos que recebem doações de livros para bibliotecas comunitárias
Alguns projetos organizados na cidade de Fortaleza recebem doações de livros que, em seguida, são distribuídos para bibliotecas comunitáriasA leitura ainda é uma das principais ferramentas de imersão em sonhos e momentos que transcendem as relações humanas. Oportunizar às pessoas essa possibilidade é sem dúvidas uma ação que demonstra a grandiosidade do ser humano. Alguns projetos sociais da cidade de Fortaleza organizam centros de coletas e recebem doações de livros que, em seguida, são distribuídos para bibliotecas comunitárias. O POVO listou alguns desses locais e seus respectivos pontos de coletas.
Projeto Livro Aberto
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Visa a ressocialização e o desenvolvimento pessoal e educacional de pessoas privadas de liberdade, por meio da leitura de obras literárias que trazem diversas reflexões sobre temáticas sociais e, ainda, pode remir quatro dias de pena a cada leitura trabalhada. É organizado pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).
A doação de livros às bibliotecas dos presídios segue alguns critérios: é preciso que as obras estejam em bom estado de conservação e que sejam de literatura brasileira (clássico, romances e modernos), literatura estrangeira, bestsellers, autoajuda e religiosos. A entrega dos livros pode ser feita na sede da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), na Av. Heráclito Graça, 600, ou através dos telefones (85) 3101-7714 e (85) 3101-7719.
Livro Livre Curió
É uma Biblioteca Comunitária que nasceu na casa da Dona Ritinha, uma manicure, depiladora e esteticista que transformou-se em mediadora de leitura. A Biblioteca fica na rua George Sosa, 109, na comunidade do Curió, Fortaleza/CE, local onde é possível realizar doações de livros.
A Livro Livre, é uma Biblioteca Comunitária livre, a qual não exige cadastro e nem um prazo de devolução pré-estabelecido, possibilitando um acesso mais facilitado aos livros, revistas, jogos, CDs, DVDs e jornais que compõem seu acervo.
O projeto ainda ajuda a construir outras Bibliotecas e Espaços Livres de Leitura, no Bairro e em outras comunidades, também cede espaço e apoio para projetos criados por jovens da comunidade, como é o caso do Jornal Comunitário Folha Curió, e as ações das/dos bolsistas do programa Bolsa Jovem.
Biblioteca Comunitária Jardim Literário
Atende toda a comunidade do bairro Jardim Iracema e adjacentes. Presta serviços de empréstimos e renovações de livros, disponibiliza o espaço para pesquisa e promove atividades externas, nas praças e nas escolas da região.
O local fica na Rua Eretides de Alencar, n°302, no bairro Jardim Iracema. Para doar é necessário entrar em contato pelos números (85) 3286-4310 ou (85) 98618-9175, por e-mail: bibcomunitariajardimliterario@gmail.com ou pelo instagram: @bibliotecajardimliterario, via direct.
Projeto Terminal Literário
O projeto objetiva promover a leitura por meio do compartilhamento de livros, visa tornar o tempo de trajeto do passageiro mais prazeroso e atende ao fluxo de mais de um milhão de pessoas que passam, diariamente, pelos Terminais de Integração de Fortaleza.
Socializa a leitura em um espaço diferenciado, de forma rápida, gratuita e acessível a todos. As estantes do Terminal Literário estão em funcionamento nos Terminais do Papicu, Conjunto Ceará, Siqueira, Lagoa, Parangaba, Antônio Bezerra e Messejana. São abertas ao público e o cidadão fica livre para escolher exemplares de seu interesse, levar para casa e devolvê-los após o término da leitura.
Interessados em contribuir com o projeto podem fazer doação de livros nos seguintes locais:
- Terminais do Papicu, Conjunto Ceará, Siqueira, Lagoa, Parangaba, Antônio Bezerra e Messejana, nas prateleiras do projeto;
- Mercadinhos São Luiz (Dunas, Oliveira Paiva, Pontes Vieira, Cocó, Virgílio Távora, Cambeba, Santos Dumont, Benfica, RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy).
- Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro);
- Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572 – Benfica);
- Secretaria Regional I (Rua Dom Jerônimo, 20 – Otávio Bonfim);
- Secretaria Regional II (Rua Prof. Juraci M. Oliveira, 1 – Edson Queiroz);
- Secretaria Regional III (Av. Jovita Feitosa, 1264 – Parquelândia);
- Secretaria Regional IV (Av. Dedé Brasil, 3770 – Serrinha);
- Secretaria Regional V (Av. Augusto dos Anjos, 2466 – São Bento); e
- Secretaria Regional VI (Rua Padre Pedro Alencar, 789 – Messejana).