Banhistas frequentam praia de Fortaleza mesmo com manchas de óleo na areia
A Barra do Ceará é uma das seis praias de Fortaleza que registraram manchas de óleo durante a atual leva de piche no litoral cearense
11:28 | Fev. 12, 2022
Sem saber que as manchas de óleo tinham atingido a praia da Barra do Ceará, em Fortaleza, banhistas andavam na areia de forma despreocupada na manhã deste sábado, 12. O piche foi visto no local pela primeira vez nessa quinta-feira, 10, tendo a presença confirmada pelas autoridades ambientais no dia seguinte. As manchas de óleo já atingem pelo menos 40% das praias do Estado.
Devido ao tamanho pequeno das manchas, a enfermeira Lívia Karine Mendes, 31, só percebeu o óleo na areia quando olhou para a planta do pé e viu que tinha pisado em um dos pedaços de piche. “Eu não sabia que tava com óleo, se soubesse não tinha vindo”, admite.
Leia mais
Yuri Pinheiro Soares, 26, sempre vai até a praia da Barra aos sábados para pescar, tomar banho de mar e caminhar com o pai. Neste sábado, os dois não conseguiram nenhum peixe. “Não tá dando peixe, o mar tá muito sujo. Os surfistas tavam reclamando também”, disse.
Quando chegaram à praia, perceberam logo a presença do óleo, mas decidiram tentar pescar mesmo assim. “Já estamos aqui, a gente tenta, mas não tá dando muito certo”, falou o consultor de vendas. Também com os pés sujos de piche, os dois decidiram ir embora mais cedo do que de costume, às 9 horas.
A Barra do Ceará é um dos 22 pontos do litoral de Fortaleza que está impróprio para banho, segundo o relatório de balneabilidade divulgado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) nessa sexta. O órgão orienta que banhistas não frequentem áreas em que as manchas de óleo foram avistadas.
O óleo é um material potencialmente tóxico e não deve ser tocado, ingerido ou inalado. Caso o banhista entre em contato com o piche, é necessário lavar a pele com água e sabão até que ele seja removido.
A limpeza, segundo a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), está sendo feita pelos órgãos ambientais das prefeituras de cada município e recolhidos pela Semace. Até o último boletim divulgado na sexta, 4 mil litros de óleo foram retirados das praias do Ceará.
Veja a lista de municípios e praias atingidas pelo óleo até sexta-feira (11/02):
1. Aracati (Litoral Leste) – Cumbe, Canoa Quebrada, Majorlândia,
Quixaba, Fontainha e Lagoa do Mato;
2. Fortim (Litoral Leste)- Praia Canoé e Praia do Forte;
3. Beberibe (Litoral Leste) - Praia do Parajuru e Prainha do Canto
Verde;
4. Cascavel (Litoral Leste) - Barra Nova, Barra Velha, Águas Belas e
Caponga;
5. Aquiraz (Fortaleza e Região Metropolitana) - Porto das Dunas,
Japão, Prainha, Marambaia, Praia Bela, Praia do Presídio, Praia do Iguape,
Praia do Barro Preto e Praia do Batoque;
6. Fortaleza (Fortaleza e Região Metropolitana) – Praia da
Abreulândia, Praia da Sabiaguaba, Praia do Futuro, Praia do Cais do Porto/
Serviluz, Praia da Leste Oeste/Formosa e Praia da Barra do Ceará;
7. Caucaia (Fortaleza e Região Metropolitana) – Praia do Cumbuco,
Praia do Cauípe, Praia do Icaraí e Praia da Tabuba;
8. São Gonçalo do Amarante (Fortaleza e Região Metropolitana) –
Praia da Taiba, Praia do Pecém, Praia de Barramar e Praia da Colônia;
9. Paracuru* (Litoral Oeste) – Praia do Quebra Mar, Praia Pau
Enfincado e Praia do Vapor;
10. Paraipaba (Litoral Oeste) – Praia de Lagoinha, Praia do Porto
Velho, Praia do Capim Açú;
11. Trairi (Litoral Oeste) – Praia de Cana Brava e Praia de Guajiru;
*Paracuru não informou o nome de todas as 22 praias da cidade atingidas pelo óleo até o fechamento do boletim da Sema desta sexta-feira, 11.