Ponte dos Ingleses: atraso nas obras deve adiar inauguração para 2023

Em fevereiro de 2021, Secretaria de Infraestrutura da Capital tinha a expectativa de que primeira fase das intervenções fosse concluída em até seis meses, mas os trabalhos ainda não foram finalizados

18:04 | Jan. 18, 2022

Por: Gabriel Borges
REFORMA da Ponte dos Ingleses ainda está na primeira fase (foto: FCO FONTENELE)

Quem passa pelos arredores da obra que está sendo realizada na Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema, em Fortaleza, pode constatar que a atual estrutura ainda está muito distante de ser o equipamento apresentado em seu projeto, em 2019.

Apesar de uma grande placa do Governo do Estado, no local, sinalizar a "reforma da Ponte dos Ingleses", as intervenções realizadas no equipamento ainda não são de responsabilidade do Estado, mas da Prefeitura de Fortaleza. É o que explica a Superintendência de Obras Públicas (SOP).

"A Superintendência de Obras Públicas (SOP) aguarda a conclusão das intervenções estruturais realizadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) na Ponte dos Ingleses para, então, iniciar os serviços de requalificação do equipamento e do entorno".

Com a primeira parte da obra ainda inacabada, a previsão é de que as intervenções na estrutura sejam finalizadas apenas no primeiro semestre de 2023. Isso porque, após a conclusão dos reparos que estão sendo realizados pela Seinf, a SOP deve realizar, por até 12 meses, a urbanização da área, com a implementação de estruturas como quiosques e o novo piso do local.

LEIA TAMBÉM| Crato terá dois museus reformados após dois anos de abandono

Em fevereiro de 2021, Samuel Dias, secretário municipal da Infraestrutura (Seinf), em entrevista ao O POVO, ressaltou alguns detalhes da obra, como a substituição do piso de madeira por um piso de concreto. A expectativa era de que a primeira fase da obra fosse concluída até julho do último ano, mas agentes da Prefeitura ainda realizam trabalhos no local.

O secretário explicou que o fato da intervenção ser realizada em área marítima torna o processo de execução das obras mais lento. "Infelizmente, são obras sobre o mar, em que precisamos garantir a segurança dos operários. Para isso, as metodologias de recuperação estrutural representam um trabalho um pouco mais lento do que o desejado", explica Samuel Dias.

De acordo com o secretário, os reparos realizados pela Prefeitura foram iniciados com o diagnóstico da estrutura e com o projeto de recuperação estrutural. A projeção atual é de que a primeira fase da intervenção seja concluída em março de 2022.

"Para que a gente consiga ter uma boa qualidade e garantir a segurança, a obra vai levar um pouco mais de tempo do que o planejado inicialmente. A nossa expectativa é de que, até o final do ano, a fase de recuperação estrutural possa estar completamente concluída", explica Dias.

LEIA TAMBÉM| Covid-19: Com ressalvas, especialistas concordam com redução do isolamento de assintomáticos

Etapa inicial é mais difícil, afirma Prefeitura

 

Ainda em fevereiro de 2021, o secretário havia alertado que a etapa inicial da obra é considerada a mais difícil, já que os testes realizados na estrutura são fundamentais para garantir a segurança do equipamento.

Samuel Dias esclarece que as fundações, pilares e vigas estão sendo recuperados e apresentaram uma capacidade adequada de suporte para os fins de utilização da ponte.

Em nota enviada pelo órgão, no último dia 12 de janeiro, a Seinf informou que segue executando obras de reparo estrutural na Ponte dos Ingleses. As intervenções realizadas no local, de acordo com o órgão, são de reforma e reforço estrutural em toda a ponte. O intuito é oferecer mais segurança aos futuros frequentadores do local. A atual fase da intervenção visa recuperar todos os pilares e vigas do equipamento.

De acordo com a Seinf, atualmente, todo o antigo piso da ponte já foi retirado do local. As equipes que seguem trabalhando na estrutura estão executanto serviços estruturais como a execução das vigas. Apesar do novo prazo de conclusão estar para março deste ano, a Seinf alerta que o cronograma depende das previsões da maré e da quadra chuvosa na Capital.

O investimento para a requalificação do equipamento é de cerca de R$ 5 milhões. A Ponte dos Ingleses possui aproximadamente 2.369 m² de área e está interditada desde o início de 2018.

LEIA TAMBÉM| Veja dicas de como economizar na compra do material escolar no Dei Valor