Processo de concessão dos espigões da Beira Mar é retomado
A Prefeitura de Fortaleza abre concessão para os espigões da Desembargador Moreira e da Rui Barbosa por 17 anos
12:54 | Jan. 15, 2022
A Prefeitura de Fortaleza retomou o processo de concessão dos espigões da Beira Mar, após suspensão das atividades por causa da pandemia. Os espigões disputados são os da Desembargador e da Rui Barbosa, com prazo de 17 anos. Como houve uma diferença temporal entre os processos, a prefeitura atualizou os estudos de viabilidade econômico-financeira e abriu uma nova fase de consulta pública na sexta-feira, 14.
A entrega dos equipamentos não terá custo para a prefeitura, o que ajudará o município a economizar cerca de R$ 20 milhões em manutenção e melhorias nos espigões, como define o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, em nota. "A concessão deve fortalecer o potencial socioeconômico que hoje não é explorado. Serão mais espaços de serviço e entretenimento, que devem gerar retorno financeiro e cultural para Fortaleza", explica.
Leia mais
Os concessionários deverão fazer melhorias urbanísticas nos espigões, envolvendo o alargamento dos equipamentos e promover a ocupação desses espaços públicos - que continuarão abertos para toda a população. "O estudo escolhido pela Prefeitura para embasar as formas de ocupação dos espigões apontou que 70% dos frequentadores da Beira-Mar veem carência de bares e restaurantes, o que motivou a escolha por esses tipos de estabelecimentos", descreve a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) em nota.
Nesse sentido, os projetos propostos pela prefeitura incluem a instalação de negócios por toda a extensão dos espigões. Veja algumas modelagens:
O projeto também traz especificações ambientais a serem cumpridas. A consulta pública está aberta pelos próximos 30 dias. Os editais, projetos e modelagens podem ser acessados no site da SDE.