Testes para Covid-19 e medicamentos estão em falta nas farmácias de Fortaleza
Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos, no Ceará já estão em falta materiais para os testes Covid, dipirona, vitamina C, paracetamol e até antibiótico indicado pelos médicos
11:31 | Jan. 13, 2022
As farmácias em toda a Capital cearense já estão alegando falta de materiais para realização de testes para detecção da Covid-19. A carência dos produtos ocorre devido à alta procura pelos exames laboratoriais para o diagnóstico da doença. Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos Ceará (Sincofarma), Antônio Félix, as distribuidoras farmacêuticas não estão mais suportando a demanda de insumos e medicamentos.
LEIA MAIS | Covid-19: Anvisa recomenda suspensão definitiva da temporada de cruzeiros
+ Menos de 20% das crianças aptas à vacina contra a Covid-19 estão cadastradas no CE
"Em razão grande procura, parte das farmácias não está conseguindo a reposição suficiente e necessária para atender à demanda. Mais de 80% das farmácias estão sem estoque. Além dos materiais para os testes, também estão faltando dipirona, vitamina C, paracetamol e até antibiótico indicado pelos médicos", relata Antônio.
Quem vivenciou a situação descrita pelo presidente da Sincofarma foi a estudante Victória Barreto, 23. A jovem relata que contatou pelo menos três estabelecimentos farmacêuticos próximos da sua residência, no bairro Aldeota. "Os atendentes das farmácias sempre diziam que estavam sem material para realizar o teste Covid e sem previsão de quando esse material iria chegar", relata.
Tenha acesso a reportagens especiais. Assine O POVO+ clicando aqui