Fortaleza amanhece com chuva, raios e trovões nesta terça-feira, 11
Nuvens bem desenvolvidas com topo chegando a -60ºC colaboraram para o cenário. Segundo balanço parcial, choveu em pelo menos 33 municípios nas últimas 24 horas
07:50 | Jan. 11, 2022
Fortaleza amanheceu nesta terça-feira, 11, sob fortes chuvas e deve continuar assim ao longo da manhã. Desde pelo menos as 4 horas desta madrugada, o tempo é de chuva, raios e trovões. Segundo a a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nuvens bem desenvolvidas com topo chegando a -60ºC colaboraram para o cenário.
Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), o trânsito da Capital precisou ser bloqueado em dois locais com alagamento e ambos já liberados. Até as 7 horas nenhum problema no funcionamento dos semáforos havia sido registrado.
Um dos pontos alagados foi a avenida Heráclito Graça, nas proximidades do cruzamento com a rua Ildefonso Albano, no Centro. Ainda que sem bloqueios, outro locais por toda a Cidade também tem as ruas cheias de água da chuva que não escoou, como: avenida Leste-Oeste, do Centro até a Barra do Ceará; avenida Perimetral, próximo à rotatória do bairro Mondubim; entre a avenida Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa) e a avenida Júlio de Abreu; e avenida João Pessoa próximo à rua 15 de Novembro, em direção ao Aeroporto de Fortaleza.
Chuvas no Ceará
Conforme balanço parcial da Funceme, com dados atualizados às 10h30min, choveu em pelo menos 87 municípios do Estado entre as 7 horas de segunda-feira e as 7 horas de hoje. Veja a o ranking parcial dos 10 postos com maiores chuvas no período:
- Caririaçu (Posto Caririaçu): 100 mm
- Granjeiro (Posto Cana Brava dos Ferreiras): 81 mm
- Fortaleza (Posto Castelão): 76,2 mm
- Fortaleza (Posto Pici): 73,6 mm
- Várzea Alegre (Posto Riacho Verde): 70 mm
- Fortaleza (Posto Água Fria): 69 mm
- Fortaleza (Posto Messejana) : 65,8 mm
- Maranguape (Posto Fazenda Columimjubá): 65 mm
- Santana do Cariri (Posto Santana do Cariri: 50,4 mm
- Aquiraz (Posto Aquiraz): 48 mm
Previsão do tempo
Devido à formação de áreas de instabilidade e ainda a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) presente a leste do Nordeste, a tendência é de alta possibilidade de chuva – entre 40 e 70% de chance – no Litoral do Pecém, no Litoral de Fortaleza, no Maciço de Baturité e na Jaguaribana.
Nas demais macrorregiões, a probabilidade é ainda maior: acima de 70%. Destaca-se ainda que os maiores acumulados deverão acontecer entre madrugada e manhã, principalmente na parte Oeste e Sul do Estado.
Na quarta-feira, 12, a Funceme indica, neste momento, céu variando de nublado a parcialmente nublado com alta possibilidade de precipitação em todas as macrorregiões.
* Esta matéria foi atualizada às 11 horas desta terça-feira, 11 de janeiro