Fortaleza: como fazer online a matrícula de novatos na rede municipal, que começa nesta segunda-feira
Cadastro deve ser realizado pela internet para estudantes de pré-escola, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) que nunca frequentaram a rede municipal de ensino
19:01 | Dez. 05, 2021
A matrícula de estudantes novatos para a rede municipal de ensino começa nesta segunda-feira, 6 de dezembro. Pais e responsáveis de estudantes da pré-escola, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) já podem fazer o cadastro dos alunos, que é realizado pela internet.
Para famílias com dificuldade de acesso à internet, é possível realizar o cadastro em qualquer escola da rede municipal. Para evitar aglomerações, porém, é solicitado que seja dada prioridade à matrícula online.
Cadastro de novatos da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza é pela internet
As matrículas de novatos acontecem desta segunda-feira, 6, até o dia 15 de dezembro. Veja abaixo como fazer o processo:
- Para fazer o cadastro, é preciso acessar o sistema de Pré-Matrícula da Secretaria Municipal da Educação (SME), disponível neste link;
- Ao realizar o cadastro, será necessário escolher três escolas próximas à residência da família. No site, estão as instruções e lista de documentos necessários;
- Na conclusão do processo será gerado um número de protocolo, que deve ser anotado. No mesmo site, há uma opção no menu à esquerda para consultar o andamento da solicitação;
- Entre os dias 20 de dezembro de 2021 e 7 de janeiro de 2022 a gestão das escolas entrará em contato com as famílias para agendar o atendimento presencial. Neste, devem ser apresentados os documentos solicitados para efetivar a matrícula.
Documentação necessária para matrícula na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza
Segundo a Prefeitura de Fortaleza, é necessário apresentar, no atendimento presencial, os seguintes documentos:
- Cópia da certidão de nascimento e CPF
- Documento de transferência (histórico escolar ou declaração da escola de origem)
- Três fotos 3x4
- Cartão de identificação social do responsável legal (NIS)
- Comprovante de residência
- Cópia do laudo ou avaliação pedagógica das crianças com deficiência
- Cartão de vacinação atualizado;
- CPF ou RG do responsável, quando o aluno for menor de idade.
Caso a família não tenha algum dos documentos, deve comparecer à escola mesmo assim, para realizar a matrícula. A documentação faltante será providenciada pelo Conselho Tutelar.
Creches da Rede Municipal não precisam de cadastro online
Quem tem crianças de um a três anos, nascidas entre 1/4/2018 e 31/3/2021, não é necessário realizar o cadastro online. O atendimento para creches e educação infantil é feito presencialmente.
Estudantes com deficiência têm matrícula garantida na Rede Municipal de Ensino
Apesar de ter promovido período de matrícula antecipada para estudantes com deficiência, a Rede Municipal de Ensino de Fortaleza recebe cadastros de estudantes neste grupo a qualquer momento do ano.
Para estudantes que já possuem laudo médico atestando a deficiência, ele deve ser apresentado com o restante da documentação durante a matrícula. Caso não possua o laudo, a escola agendará um horário com o responsável pelo Atendimento Educacional Especializado para avaliar as adaptações necessárias.