Receita Federal apreende roupas falsificadas em shopping popular de Fortaleza

Estabelecimentos alvo da ofensiva comercializavam produtos de marcas famosas com preços bem abaixo dos praticados no comércio formal

Ao menos dez lojas do Centro Fashion de Fortaleza foram alvo de uma operação da Receita Federal (RF) deflagrada na tarde desta quarta-feira, 1º de dezembro, contra o contrabando e falsificação de marcas famosas. Batizada de Vanitas, a ofensiva apreendeu diversos itens de confecção que haviam sido importados ilegalmente para comercialização a preços mais baixos do que os praticados no varejo formal.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A ação contou com apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Guarda Municipal, que garantiu a segurança dos fiscais da Receita enquanto eram cumpridos os mandados de apreensão. A assessoria de imprensa da RF informou ao O POVO que o balanço da operação será divulgado nesta quinta-feira, 2, com os detalhes sobre a quantidade e o valor das mercadorias apreendidas.

Poucas horas antes da operação, ainda durante a manhã, os agentes da RF estiveram no Centro de Fortaleza, junto com a Polícia Militar, para fiscalizar cinco lojas que revendiam acessórios falsificados para smartphones. Os estabelecimentos anunciavam os produtos, principalmente, através das redes sociais.

Em regra, logo após as apreensões, os objetos falsificados são encaminhados para destruição. Contudo, nos casos em que as mercadorias não ofereçam risco à saúde humana, poderão ser submetidas a um processo de descaracterização e, na sequência, serem destinadas a instituições sem fins lucrativos em forma de doações. Também é possível que os produtos sejam leiloados ou incorporados ao patrimônio da própria RF. A destinação, segundo o órgão, depende da procedência dos objetos.

Tenha acesso a todos os colunistas. Assine O POVO+ clicando aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

apreensões centro fashion operação receita federal Fortaleza roupas falsificadas centro fashion

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar