Incêndio no Cocó: veja imagens e entenda o impacto sobre os animais do parque
Neste primeiro momento, é possível encontrar anfíbios, répteis e alguns peixes carbonizados. Dimensões reais do impacto na fauna serão avaliadas nos próximos dias
13:52 | Nov. 19, 2021
Os prejuízos do incêndio no Parque do Cocó, em Fortaleza, recaem sobre a fauna e flora do local. O fogo, que começou por volta das 18h15min da última quarta-feira, foi totalmente debelado e está em processo de rescaldo na manhã desta sexta-feira, 19.
"É precipitado falar em qualquer número no momento. O que podemos afirmar é que os animais diretamente afetados pelo fogo foram aqueles com pouca ou nenhuma mobilidade, especialmente anfíbio e répteis", afirma Hugo Fernandes, biólogo integrante da equipe da equipe do programa cientista-chefe da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema).
"O Parque do Cocó é uma região muito heterogênea. Os campos abertos foram as áreas mais impactadas, e até o momento não temos notícias de impactos nas áreas de mata fechada, que é onde há maior biodiversidade", completa. Ainda assim não é possível minimizar os impactos sobre a natureza. "A situação poderia ser pior, mas é crítica. O parque inteiro, nos seus 1,5 mil hectares, abriga mais de 200 espécies de aves, mais de 30 espécies de mamíferos, dezenas de anfíbios e dezenas de peixes."
O repórter do O POVO Demitri Tulio tem acompanhado a situação e registrou o cenário nesta manhã:
O biólogo Bruno Guillon também esteve na área do incêndio nesta manhã e encontrou uma jiboia carbonizada. "Era um adulto jovem. As jiboias podem chegar a três ou quatro metros; essa tinha cerca de um metro. Era adulta, mas infelizmente não conseguiu fugir", afirma. "Encontrei também fezes de capivara, o que bate com um relato que recebemos de uma capivara adulta transitando com filhotes nas proximidades." Além dos animais encontrados mortos, pelo menos duas iguanas foram resgatadas até o momento.
Segundo o gestor do Parque do Cocó, Paulo Lira, equipes da Sema, Semace e do próprio parque iniciam o levantamento dos prejuízos à fauna e à flora ainda nesta tarde. Resultados devem ser divulgados nos próximos dias.
Com informações do repórter Gabriel Borges
Leia mais
Cocó tem novo foco de incêndio na manhã desta sexta; uma das faixa da Murilo Borges é interditada
Bombeiros temeram que fogo no Cocó se aproximasse de cinco quarteirões de casas
Imagens de câmeras serão usadas para identificar homem que teria espalhado fogo no Cocó
Incêndio no Parque do Cocó é totalmente controlado pelo Corpo de Bombeiros