Administradores de lojas de carros são presos suspeitos de golpe do financiamento
Administradores usavam senhas de acesso aos sistemas de financiamento para forjar compra e venda de veículos no nome das vítimas
10:09 | Nov. 12, 2021
Dois administradores de lojas de revenda de veículos foram presos em flagrante suspeitos de envolvimento em um esquema ilegal de venda de carros. Os suspeitos, de 42 e 52 anos, de nomes não informados, foram presos nos bairros Demócrito Rocha e Cidade dos Funcionários, em Fortaleza, na última quarta-feira, 10.
As investigações são da Delegacia de Combate aos Crimes de Lavagem de Dinheiro (DCLD), que recebeu denúncias sobre o golpe de financiamento. Os administradores realizavam a simulação da venda dos carros, por meio dos documentos dos supostos compradores, que são vítimas. A documentação dessas pessoas era usada sem permissão. Já os veículos não tinham a venda consentida pelos proprietários.
De acordo com a Polícia Civil, os administradores se utilizavam das senhas de acesso aos sistemas de financiamento bancários com as falsas vendas. Eles recebiam a comissão do banco, além do valor do carro. Com a descoberta do crime, uma das agências bloqueou parte do valor que seria usado no golpe mais recente.
O delegado adjunto da DCLD, Kim Barreto, afirma que é necessário que, ao primeiro sinal de abalo de crédito, as vítimas realizem o Boletim de Ocorrência, procurem o banco e contestem a fraude. Além disso, ele alerta para que as pessoas não entreguem suas informações pessoais a quem quer que seja.
Os vendedores que possuem acesso ao sistema bancário para financiamento de veículos não podem ceder senhas de forma gratuita ou sob remuneração. O código é pessoal e intransferível, com finalidade de evitar fraudes e proteger o próprio funcionário, clientes e terceiros, assim como as instituições financeiras.
Dicas para se proteger dos golpes
- Não compartilhar informações pessoais
- Nunca clicar em links suspeitos
- Proteger suas senhas
- Evitar fotos em redes sociais que se assemelham a fotos 3x4
- Cuidado com informações postadas nas redes
Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui.