Movimentação nas praias de Fortaleza durante feriado anima comerciantes
Com avanço da vacinação e diminuição das restrições sociais, comerciantes acreditam em um bom faturamento durante o fim do anoA grande movimentação de banhistas nas praias de Fortaleza traz a esperança de dias melhores para quem depende de boas vendas para garantir o sustento familiar. Neste dia 2 de novembro, data em que ocorre o feriado de Finados, a orla da Capital esteve bem movimentada e animou os comerciantes.
"Ainda não tá naquele ritmo normal, mas está voltando, vem melhorando aos poucos. Tomara que só aumente cada vez mais até o final do ano", conta Fábio Souza, 28, que trabalha há cerca de oito anos como vendedor de côco na Praia do Futuro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em dias movimentados, como os finais de semana e feriados, o vendedor explica que o faturamento aumenta, o que leva Flávio a criar boas expectativas em relação ao "período de férias", durante os meses de dezembro e janeiro.
"Nesse dias assim (feriados) eu consigo vender, em média, uns 150 cocos, pelo menos uns cem eu tenho certeza que vendo hoje. No fim do dia, consigo tirar uns R$ 600 a R$ 700", explica, enquanto deixava sua barraquinha e partia para atender mais um cliente.
LEIA TAMBÉM| Momento de homenagens: as visitas aos cemitérios de Fortaleza neste Dia de Finados
Edivaldo Sampaio, 47, gerente da barraca Chico do Caranguejo, também comemorou a retomada da grande movimentação nas praias da Capital, e destacou o avanço da vacinação.
"Aos poucos, estamos voltando ao fluxo normal. Grande parte da população está sendo vacinada e acredito que vamos ter um fim de ano excepcional e bastante movimentado", destaca.
O POVO esteve na Praia do Futuro na manhã desta terça-feira, 2, e constatou que a movimentação no local aumentou durante o período.
De acordo com Jessica Tanaka, 31, proprietária da barraca Arpão, estabelecimento que funciona há mais de três décadas na região, o fluxo de clientes durante o dia de Finados costuma se tornar mais intenso já próximo ao horário de almoço.
"Geralmente, no Dia de Finados, a gente espera um público que chega a partir das 12 horas. O pessoal acorda cedo e faz suas obrigações, vai ao cemitério e depois começa a chegar na praia", relata Tanaka, que afirma estar preparada para a grande movimentação prevista para o fim do ano.
LEIA TAMBÉM| Rodovias do Ceará têm fluxo intenso no feriado; ultrapassagem indevida é a infração mais comum
A estudante Karla Rabelo, 22, aproveitou o dia ensolarado e de muito calor para desfrutar da praia ao lado da família. Ela relata que esperava uma praia menos movimentada.
"Eu achei bem cheio, não achei que teria tanta gente, por causa do feriado, por acreditar que muitas pessoas estariam viajando. Gosto de chegar por volta de 8h e umas 13h já tô saindo", comenta.
Em outro ponto da cidade, na Praia dos Crush, localizada na Praia de Iracema, a movimentação também era intensa durante o feriado. A atendente Jade Monteiro, 24, foi mais uma que se surpreendeu com a movimentação durante o feriado.
"Tá bem lotado, eu não imaginei que estaria assim. Eu vim porque achava que estaria mais vazio, estou com meus dois filhos, hoje é aniversário de um deles, que está fazendo seis anos", destaca.
LEIA TAMBÉM| Prefeitura garante: Fortaleza terá Pré-Carnaval; editais serão lançados neste mês de novembro
Em relação ao aquecimento das vendas na praia, Jade conta que não consegue fugir do tradicional. "Um peixe e uma cervejinha, né? O de sempre, não pode faltar", afirma.
Elineusa Carvalho, 50, é uma das que comemora a volta dos clientes. Depois de muito tempo parada, devido às restrições sociais impostas pela pandemia, ela relata que está retomando, aos poucos, o bom ritmo das vendas.
"Hoje tá um dia bom, e vai melhorar mais durante a tarde. O que mais vendo hoje é cerveja e caipirinha. Esses últimos anos foram difíceis, mas estamos aqui para contar história, as coisas vão melhorar", ressalta.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente