Crianças de até 1,10m ou 7 anos não pagam passagem de ônibus em Fortaleza; veja como solicitar cartão

Cartão Bilhetinho, criado em 2013 e que contempla este público, inclui 44 mil crianças. A gratuidade, porém, é garantida mesmo sem o cartão

13:05 | Out. 15, 2021

Por: Redação O POVO
FORTALEZA, CE, BRASIL, 19-11-2013: Wander Hirte, 6 anos. Criança passa por debaixo da catraca de um ônibus. Gratuidade nos coletivos para crianças. (Foto: Sara Maia/O POVO) (foto: SARA MAIA)

Em Fortaleza, crianças com até 7 anos incompletos ou até 1,10m têm gratuidade no sistema de transporte coletivo municipal. A Prefeitura executa o programa Bilhetinho, que consiste em um cartão que as crianças utilizam na catraca dos coletivos, sem precisar se abaixar para passar por baixo ou pular o equipamento.

Em 2021 foram feitas 1.219 solicitações do Bilhetinho, que soma 44 mil cartões já entregues desde 2013. A Prefeitura alerta que a gratuidade não depende do cartão, mas que o dispositivo evita dúvidas e questionamentos, já que tanto a altura quanto a idade da criança são checadas durante o cadastramento. 

O cadastramento é feito de forma presencial, a partir de agendamento no site da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).  A criança deve comparecer para efetuar a biometria facial, que é a foto que será impressa no documento.

 

Serviço

 

O cadastro pode ser feito na sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor):

-Central de Atendimento Shopping Aldeota

-RioMar Kennedy

-Câmara Municipal de Fortaleza 

-Vapt-Vupt Antônio Bezerra e Messejana.

Documentação Necessária:

- (cópia e orignal) RG e CPF da criança e/ou responsável

- (cópia e original) certidão de nascimento do beneficiário e comprovante de residência com CEP de Fortaleza.

- A criança deve comparecer para fazer a biometria facial (foto).