AMC aumenta blitze da Lei Seca com operação em todos os turnos

Recusas ao bafômetro ao longo de 2021 cresceram cinco vezes em comparação a 2019

22:36 | Set. 10, 2021

Por: Mirla Nobre
Operação será realizada durante os três turnos do dia e contará com 120 agentes, com objetivo de reduzir acidentes e incentivar comportamento seguro no trânsito (foto: Barbara Moira)

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) aumentou as blitze da Lei Seca em Fortaleza com operação em todos os turnos, inclusive, durante a madrugada. Ao todo, 44 comandos operacionais estão sendo realizados pelo órgão semanalmente. A medida busca garantir o cumprimento às normas de circulação viária e evitar acidentes e mortes no trânsito. A iniciativa partiu após o órgão municipal observar o aumento no número de desrespeito à legislação na Capital.

Ao longo do ano de 2021, as recusas ao bafômetro cresceram cinco vezes em comparação a 2019. A cada 1.000 abordagens realizadas nos primeiros nove meses do ano pela AMC, 49 condutores se recusaram a soprar o bafômetro ou testaram positivo. Em 2019, houve apenas 10 recusas ou testes positivados dentro de um mesmo grupo de 1.000 pessoas.

LEIA TAMBÉM | Avenida dos Expedicionários passará a ter velocidade máxima de 50 km/h

Segundo a superintendente da AMC, Juliana Coelho, as ações acontecem nas vias com maior taxa de acidentalidade viária e que estejam situadas próximas a bares e restaurantes. “A fiscalização tem caráter preventivo. É preciso que o condutor tenha em mente que a qualquer momento, horário e em qualquer lugar pode ser abordado em nossas operações”, disse.

Dados do Ministério da Saúde mostram que uma em cada cinco vítimas de trânsito atendidas nos prontos-socorros brasileiros ingeriram bebida alcoólica. Em Fortaleza, o cenário não é diferente. A AMC informa que cerca de 20% dos pacientes internados no Instituto Dr. José Frota (IJF) que sofreram acidentes declararam ter ingerido álcool antes da ocorrência. A substância torna os reflexos mais lentos, diminui a vigilância e reduz a capacidade visual, o que contribui para acidentes mais graves.

LEIA MAIS | PRF registra 27 acidentes com 28 feridos e duas mortes no feriadão de 7 de Setembro

Multa

No Brasil, condutores que estiverem dirigindo sob influência de álcool estão sujeitos a uma infração de natureza gravíssima X 10. A multa para esses casos está no valor de R$ 2.934,70 e se a concentração for igual ou superior a 0,30 miligramas de álcool por litro de ar alveolar ou o motorista tiver sinais que indiquem alteração de capacidade psicomotora, a penalidade será aplicada por meio da prisão do condutor.