Defensoria Pública fará plantão no feriado para acompanhar manifestações
Os atendimentos também serão destinados a causas cíveis, como para área da infância, adolescência, demandas da saúde, além da criminal. Plantões ocorrem, ainda, no fim de semanaA Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE) estará de plantão nesta terça-feira, 7, no feriado do Dia da Independência do Brasil. O apoio será prestado por Defensores atuantes no Grupo de Ações Integradas de Apoio aos Eventos Promovidos por Movimentos Sociais. Os servidores acompanharão as manifestações agendadas para a Praça da Cruz Grande, em Fortaleza, para que não haja violação de direitos.
“O GT visa assegurar o direito de manifestação da sociedade civil. Nesta perspectiva, vimos a quantidade de manifestantes e a importância de estarmos lá. A Defensoria é a única instituição do Sistema de Justiça que conta com um grupo permanente para garantir que não ocorram violações de direitos e que pode ser acionada pelos movimentos sociais, independe de qual tema ou área, para estar presente nesses momentos”, declarou a defensora Michele Camelo, assessora de Relacionamento Institucional da DPCE.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Na Capital, a Defensoria Pública também atenderá casos urgentes nas áreas da infância, adolescência e demandas de saúde, além da criminal. O grupo é uma força-tarefa de defensores e defensoras que acompanham manifestações populares e orientam à população que solicita o serviço.
Além do feriado, o plantão da Defensoria acontece normalmente aos sábados e domingos.
Serviço
Atendimentos da Defensoria Pública no feriado de 7 de setembro
- Em caso de violação de direitos durante as manifestações, basta entrar em contato com a Defensoria por meio do telefone (85) 9 8214.9249.
- O serviço de plantão para as demandas cíveis acontece na sede da Defensoria, localizada na avenida Pinto Bandeira, nº 1.111, no bairro Luciano Cavalcante, das 12 às 18 horas. O serviço pode ser acionado pelos telefones (85) 3194.5035, 3194.5034 ou (85) 98400.5997.
- Os atendimentos para demandas de urgência na seara criminal acontecem de 8 às 14 horas por meio do telefone (85) 9 8616.7001. Os assistidos devem apresentar documentos pessoais, como RG e CPF, comprovante de endereço e os documentos relacionados a cada ação.
- Nas demandas relacionadas à saúde, o representante deve apresentar laudo médico constando o quadro clínico do paciente com o Código Internacional da Doença (CID), o tratamento indicado, a urgência com a respectiva prioridade e as consequências caso não consiga o pedido ou ocorra alguma demora na resposta.