Profissionais de saúde de Fortaleza fazem treinamento gratuito em ECMO
Equipe de facilitadores do treinamento é composta por médicos, enfermeiros e perfusionistas; todos os profissionais que passarão pelo treinamento atuam em UTIs respiratórias
04:37 | Ago. 27, 2021
O Instituto CityCor vai oferecer, no próximo fim de semana, 28 e 29 de agosto, treinamento gratuito em Ecmo para 20 profissionais de saúde de hospitais públicos de Fortaleza. A técnica de respiração artificial, que utiliza tecnologia de última geração, é usada para salvar pacientes com Covid-19 ou que acabaram de passar problemas graves de coração e pulmão. Segundo a instituição, todos os profissionais que vão receber o treinamento trabalham em UTIs respiratórias.
"A Ecmo pode salvar muitas vidas, mas os profissionais de saúde precisam estar treinados pra isso”, explica o cirurgião cardíaco Juan Mejia, diretor do Instituto CityCor. Nas aulas práticas, os profissionais da saúde usarão bonecos simuladores para representar casos reais.
A equipe de professores é composta por médicos, enfermeiros e perfusionistas treinados pela Organização de Suporte de Vida Extracorpóreo (Elso), no Chile. Entre os mentores, estão a cardiologista intensivista Patrícia Lopes, o cirurgião cardiovascular Daniel Trompieri, o cirurgião cardiovascular Juan Mejia, o cirurgião cardiovascular Fabrício Pombo, a enfermeira Juliana Fernandes, as perfusionistas Selma Antero e Marcela de Paula.
Leia mais
O treinamento com simulação realística dará ao grupo a capacitação necessária para enfrentar momentos de crise com pacientes em Ecmo ou enfermidades cardíacas e pulmonares graves.
SERVIÇO - treinamento em Ecmo
- Data: 28 e 29 de agosto
- Horário: 8h às 12h
- Local do treinamento: CityCor - Av. Senador Virgílio Távora, 1070 A - Aldeota, Fortaleza.
Mais notícias de Fortaleza
Leia mais
-
Homem é resgatado de afogamento pela PM na Praia do Futuro
-
Foragidos da Justiça paulista são presos em Fortaleza suspeitos de aplicar golpes com cartões clonados
-
Após latrocínio em shopping, SSPDS e CDL debatem segurança de estabelecimentos comerciais
-
Prefeitura inicia levantamento de dados para planejar soluções ao comércio na José Avelino
-
PM é espancado em Fortaleza após ser confundido com um integrante de facção criminosa
-
Mulher é presa com 6,5 kg de cocaína em bagagem com tamancos no Aeroporto de Fortaleza