Grupo de voluntários atende população em situação de rua em Fortaleza
Serviços como corte de cabelo, consulta médica, orientação social, higienização e distribuição de roupas são ofertados por grupo da Comunidade Católica Shalom e alunos de medicina do Centro Universitário Christus
05:28 | Ago. 27, 2021
Sem acesso à saúde ou higiene básica, pessoas em situação de rua recebem, desde o início da pandemia, serviços gratuitos no centro da cidade de Fortaleza. O projeto da Comunidade Católica Shalom, chamado "Amigo dos Pobres", oferta serviços nas segundas, quartas e sábados para quem desejar cortar os cabelos, e de segunda a sábado para quem precisar se consultar com um profissional de saúde, ambos em horários da manhã. Os voluntários do projeto realizam uma triagem de quem vai ser atendido, de forma identificar o público com mais necessidades.
Em parceria com profissionais e alunos do curso de medicina do Centro Universitário Christus (Unichristus), o projeto também oferece serviços de orientação social, encaminhamentos para comunidades terapêuticas, higienização, distribuição de roupas e fomenta o empreendedorismo social. Além disso, o programa também se reúne semanalmente em grupos de orações e para a venda de camisetas temáticas visando auxiliar na manutenção das atividades.
Leia mais
De acordo com a coordenadora do projeto, Adalgisa Sá, a escolha dos atendimentos se dá por meio da equipe de triagem, que realiza marcações de forma a decidir quem vai ser atendido pelos profissionais. Ela explica que, por já conhecerem as pessoas atendidas pelo projeto, é possível identificar mais facilmente aqueles que possuem mais necessidade de receber os serviços.
Criado em 2020, no início da pandemia pelo novo coronavírus, o projeto é sustentado por meio de parcerias com empresas e doações. Os pontos de entrega e as formas de doação estão disponíveis no site do programa. São necessárias, de forma contínua, de doações de alimentos, roupas, produtos de higiene em geral e pessoal, além de cobertores, toalhas, máscaras, luvas e medicações. É possível também se cadastrar para ser um voluntário da iniciativa clicando neste link.
Mais informações podem ser encontradas no site do projeto: amigodospobres.org.