Navios cumprem quarentena em Fortaleza após testes positivos para Covid
Uma das embarcações veio buscar um carregamento de frutas no Estado. Ela navega sob a bandeira da França e se chama Doulce FranceA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou quarentena de 14 dias em dois navios atracados no Porto do Mucuripe, em Fortaleza, após a confirmação de um caso positivo para Covid-19 em cada embarcação. As operações dos veículos também estão suspensas.
Uma das embarcações, chamada de Doulce France, veio ao Ceará para buscar um carregamento de frutas. Com quarentena estabelecida nesta segunda-feira, 16, a embarcação deve fazer o isolamento dos doentes, o tratamento de resíduos como infectantes e a proibição de embarques e desembarques.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"A embarcação encontra-se isolada e vem sendo monitorada pela Agência, não havendo contato dos tripulantes com trabalhadores portuários ou população local. Não houve, até o momento, necessidade de desembarques para assistência médica”, enfatiza o órgão.
Embora não possuísse nenhum sintomático a bordo, havia histórico de testes positivos em seis tripulantes entre os dias 5 e 6 de agosto. A Anvisa, então, solicitou uma testagem preventiva em todos os tripulantes, resultando na identificação de um caso positivo para a doença.
O outro navio, chamado de Pretty Lady, está em quarentena desde a última sexta-feira, 13, quando a embarcação solicitou o desembarque de um tripulante para assistência médica. A partir disso, a Anvisa solicitou a testagem no tripulante, o que resultou no teste positivo e a determinação de quarentena.
A Anvisa, em nota enviada ao O POVO, não informou se o paciente chegou a desembarcar do navio para receber o atendimento solicitado. A reportagem solicitou a informação e aguarda resposta. O restante da tripulação do Pretty Lady também deve ser testado contra a doença, de acordo com o órgão.
A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) disse que foi comunicada sobre a situação pela Anvisa, mas não deu mais informações sobre o caso.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente