Prefeitura doa bicicletas em alusão à marca de quatro milhões de viagens do Bicicletar

O sistema de bicicletas compartilhadas, assim como a malha cicloviária, devem seguir em expansão durante este ano. Atualmente, usuários contam com 191 estações disponíveis para retirada de bicicleta

23:45 | Ago. 13, 2021

Por: Leonardo Maia
Usuários foram contemplados com as bicicletas. Da esquerda para a direita: Nilo Sérgio, Francisca Zilene, Bárbara Tolentino e Eloísa Ferracioli (foto: Prefeitura de Fortaleza)

A Prefeitura de Fortaleza doou quatro bicicletas para habitantes da Capital nesta sexta-feira, 13. O ato, celebrado em evento que comemorou a marca de quatro milhões de viagens realizadas pelo sistema Bicicletar, contemplou os três usuários que mais utilizaram o serviço, assim como aquele que fez a viagem de número quatro milhões.

Bárbara Tolentino, 29, foi a mulher que mais utilizou o sistema até agora. Ela conta que usa as bicicletas compartilhadas desde o início do projeto, em dezembro de 2014, nos seus trajetos diários e também para lazer. “Uso para tudo: trabalhar, ir pra praia, passear, todo dia. Vou pelo Parque do Cocó, em contato com a natureza. E depois que fizeram a ciclofaixa ficou incrível pra andar, mais seguro, em geral, os motoristas respeitam", disse a mulher em entrevista à Prefeitura.

Completam a lista de ganhadores a pequena Eloísa Ferracioli Gama, de 8 anos, Nilo Sérgio Carvalho Vieira e Francisca Zilene de Oliveira. Eloísa foi a criança que mais usou o Mini Bicicletar, modalidade do sistema com bicicletas infantis, e também ganhou uma bike para chamar de sua. Para a menina, o Bicicletar foi importante para fazer com que ela aprendesse a andar sem as rodinhas de apoio. “"Gosto de andar de bicicleta, é divertido. Acho que agora vou fazer novas aventuras com minha mãe", comemorou.

Até agora, o sistema impediu a emissão de mais de 1,6 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera, considerando que os percursos feitos de bicicleta seriam realizados por automóveis. No total, 285.540 pessoas estão cadastradas no serviço, sendo 94% de forma gratuita, por meio do Bilhete Único. Nos últimos anos, o sistema tem se expandido na cidade — saltando de 80 estações em 2017 para as atuais 191 — e tem buscado aperfeiçoar alguns pontos, como a experiência do usuário com o aplicativo.

Presente no evento, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), reforçou que a intenção do Executivo municipal é seguir “ampliando e inovando” o sistema. “Essa importante iniciativa contribuiu para tornar Fortaleza uma referência em políticas de incentivo ao uso de bicicletas, somada ao nosso investimento em expansão da malha cicloviária”, considerou em nota.

Em entrevista ao O POVO em abril deste ano, o engenheiro da Prefeitura Roberto Torquato disse que a administração municipal faz um acompanhamento da demanda do sistema ao longo dos meses e planeja modificações, quando necessário. “Nós também orientamos ao usuário que, nesse período, utilize o sistema apenas para fins essenciais, sempre respeitando os decretos”, ponderou.

Conforme o profissional, devem ser instaladas ainda este ano pelo menos mais 19 estações, localizadas em cerca de 12 bairros. “Desses, dois não contam com o sistema e passarão a ser contemplados: Conjunto Ceará I e São João do Tauape. Ficaríamos, então, com 210 estações. Mas a Prefeitura já está analisando a possibilidade de expansão além dessas 19", relata.