Lar Torres de Melo completa 116 anos com programação especial; confira

Com programação interna voltada para os idosos e funcionários da instituição, a celebração do aniversário do Lar Torres de Melo tem duração de quatro dias e visa trazer um momento de alegria e descontração em tempos de pandemia

O Lar Torres de Melo completa 116 anos nesta terça-feira, 10, e terá programação especial para os idosos e funcionários da instituição. Com o tema “116 Anos de Uma História em Movimento", serão relembrados, por meio de histórias contatas, os cinco ciclos pelos quais a instituição, fundada em 10 de agosto de 1905, passou. O evento será interno, com direito à atividade física para os idosos, palestras, caminhada, dança e teatro.

Levando em conta que os idosos tiveram o número de visitas reduzido e nem podem sair com a mesma frequência da instituição devido à pandemia de Covid-19, a programação objetiva trazer alegria e descontração durante os quatro dias, de forma também a celebrar mais um aniversário do local. Sendo caracterizado como uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), a história do Lar Torres de Melo será contada no terceiro dia de festividades, na quinta-feira, 12, com o auxílio de uma professora de teatro.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Programação

Terça-feira (10/08)

- 7 horas: momento musical;
- 11 horas: abertura (boas vindas, homenagem aos ex-presidentes e programação da semana);
- 14h30: fotos dos funcionários presentes (com a camiseta dos 116 anos)
- 15h: parabéns com bolo (bolo e decoração).

Quarta-feira (11/08)

- 8 horas: caminhada (idosos e funcionários utilizando a camiseta dos 116 anos e segurando cartazes com as palavras tema do evento);
- 14 horas: oficina 60+ (atividade física);
- 14:30: dinâmica (história de vida).

Quinta-feira (12/08)

- 9 horas: contação de história (história do Lar Torres de Melo);
- 14 horas: Nas Ondas do Lar (programa de rádio).

Sexta-feira (13/08)

- 14 horas: fala inicial de abertura do dia;
- 14h10: apresentação idosos (dança e teatro);
- 14h301: homenagem póstuma (um funcionário, um idoso e um voluntário);
- 15 horas: fotos dos funcionários presentes (com a camiseta do evento);
- 15h30: apresentação foto grupo gestor.

Os cinco ciclos do Lar Torres de Melo

Os 116 anos de fundação do local são divididos em cinco ciclos, onde o primeiro conta a história da fundação, originalmente chamada de Asilo de Mendicidade do Ceará, no período de 1905 a 1979. O atendimento inicial era ofertado aos migrantes que vinham fugidos do interior por conta das secas. Sem ajuda oficial, a instituição se mantinha por meio de doações espontâneas.

O segundo ciclo refere-se à mudança do público atendido, indo do período de 1979 a 2005. Com o passar do tempo, as pessoas mais novas iam saindo, mas os idosos permaneciam, o que gerou mudança no perfil de atendimento. Foi nessa época também que o nome da instituição passou a ser oficialmente Lar Torres de Melo.

No período de 2005 a 2015, caracterizando o terceiro ciclo, o Lar Torres de Melo completou 100 anos. O centenário marca a implementação da Política Nacional de Assistência Social e a NOB/SUAS. Dessa forma, o local passou a ser classificado como Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, na modalidade Acolhimento Institucional.

O quarto ciclo, do período de 2015 a 2017, marca a chegada da Lei Federal nº 12.213, de 20 de janeiro de 2010. O texto possibilitou dedução de Imposto de Renda em doações aos Fundos Nacional, Estadual e Municipal do Idoso, que se tornou a principal forma de garantir recursos para que a instituição pudesse continuar.

Vivido de 2018 aos dias atuais, o quinto ciclo marca a profissionalização da gestão, onde foi proposto um novo formato organizacional. O novo modelo objetivou envolver a sociedade através de líderes empresariais e apoiadores da causa, no sentido de ampliar as parcerias e aprimorar a competência da gestão. A mudança se tornou concreta por meio de órgãos de administração com decisões colegiadas, proporcionando uma governança funcional e atuante.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

LAR TORRES DE MELO 116 ANOS PROGRAMAÇÃO INTERNA IDOSOS E FUNCIONÁRIOS

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar