1,3 tonelada de cocaína é descoberta em jatinho e tripulação tenta decolar em fuga
No total, foram apreendidos 1.200 tabletes de cocaína em 24 malas de viagem
11:03 | Ago. 04, 2021
Atualizada às 00h04
Dois estrangeiros foram presos pela Polícia Federal nesta quarta-feira, 4, no Aeroporto Internacional de Fortaleza, após serem flagrados com mais de uma tonelada de cocaína em um jatinho particular. A aeronave, que tinha decolado de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, foi abordada pelos agentes da PF minutos após realizar uma aterrissagem técnica na Capital cearense. A ação dos policiais foi filmada. No vídeo, um agente pediu que um dos passageiros mostrasse o que havia dentro de uma mala. Visivelmente desconsertado, o homem desconversou e tentou abrir uma outra bagagem, mas não convenceu os policiais, que revistaram a primeira mala e flagraram os tabletes de cocaína.
Após uma vistoria geral, os agentes encontraram mais 23 malas. Cada uma pesava cerca de 54 quilos, totalizando 1,3 tonelada. Segundo a PF, foi a maior apreensão de entorpecentes registrada em 2021 na Capital.
O passageiro, de 60 anos, é natural da Espanha. Ele já vinha sendo monitorado pela PF em investigações iniciadas pelo órgão há poucos meses. O comandante da aeronave, um turco, também foi detido. Ele não soube responder nenhum dos questionamentos dos agentes a respeito da origem da droga. Outras quatro pessoas com a mesma nacionalidade dele foram levadas à delegacia para prestar depoimento e liberadas logo após os interrogatórios.
Segundo informações da PF, a aeronave executiva tinha como destino Bruxelas, capital da Bélgica. No total, havia 1.200 tabletes de cocaína nas 24 malas. Além do entorpecente, a ação policial também apreendeu a aeronave, celulares e documentos de todos os tripulantes. O material será periciado no decorrer das investigações.
Em coletiva de imprensa realizada da sede da Polícia Federal em Fortaleza logo após a ação, o delegado Alan Ramos explicou que os agentes desconfiaram da atitude do passageiro devido ao peso da bagagem e às respostas vagas ante aos questionamentos sobre o material.
Ainda segundo o delegado, durante a vistoria, houve uma tentativa de fuga quando os policias desceram da aeronave para efetuar comunicação com o efetivo do aeroporto, pois o trabalho dos agentes é sempre em conjunto com outros órgãos e empresas que atuam no local. "Quando os policiais desceram, os tripulantes e os passageiros fizeram um movimento de querer subir a escada da aeronave, não desligar o motor para fugir. Os policiais passaram a agir de forma mais dura, subiram na aeronave, determinaram que se desligasse o motor e passaram a realizar a abertura das malas", detalhou.
Colaborou Luciano Cesário