Bombeiros resgatam 13 banhistas de afogamentos na Praia do Futuro, em Fortaleza

Salvamentos ocorreram em um intervalo de apenas 90 minutos, segundo o Corpo de Bombeiros do Ceará

17:19 | Jul. 11, 2021

Por: Luciano Cesário
Ações de salvamento foram realizadas pelas equipes de guarda-vidas da Praia do Futuro (foto: JÚLIO CAESAR)

Pelo menos 13 banhistas foram salvos de afogamentos por equipes de guarda-vidas, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), neste sábado, 10, na Praia do Futuro, em Fortaleza. Os resgates ocorreram em diferentes pontos da faixa de areia durante ações de prevenção da operação Praia Segura, realizada diariamente no litoral da Capital e de Caucaia.

De acordo com os Bombeiros, foram três resgates em um intervalo de 90 minutos. O primeiro ocorreu às 12h45, com cinco pessoas salvas, sendo dois adultos e três crianças, com idades entre 5 e 43 anos. Duas pessoas eram turistas de Teresina (PI) e as outras três residiam no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza.
O segundo salvamento foi registrado cerca de 30 minutos depois, quando os agentes fizeram o resgate de duas crianças, de 10 e 12 anos, residentes no município de Limoeiro do Norte, e de um adolescente de 14 anos natural de São Paulo.

Por volta de 13h40min, mais três pessoas adultas foram salvas em outro ponto da Praia. O último salvamento foi às 14h15 e envolveu duas turistas oriundas de Manaus (AM). Além dos resgates, os guarda-vidas também ajudaram uma criança de 11 anos e uma idosa de 76 anos a encontrarem seus familiares, de quem estavam à procura.

Ainda segundo o CBMCE, somente neste sábado foram realizadas 616 ações de prevenção em áreas com banhistas de Fortaleza e Caucaia.

Cabo Victor Castelo, um dos guarda-vidas que participaram da operação, ressalta os cuidados que os frequentadores da orla devem ter na aproximação do mar. “É importante que as pessoas sempre estejam perto dos postos de guarda-vidas e observem atentamente cada passo das crianças, não pode haver descuido”, alerta o bombeiro. Para quem for consumir bebida alcoólica, a dica é evitar entrar no mar, já que a substância altera a percepção e a capacidade de discernimento do indivíduo.

Em todas as ocorrências de afogamento, o CBMCE deve ser acionado imediatamente, mesmo que o banhista saiba nadar. Nesse caso, o socorro pode ser solicitado diretamente aos guarda-vidas ou através de chamada telefônica pelo número 193.