Motoristas de ônibus saem de grupo prioritário e serão vacinados com população geral
Segundo a Prefeitura de Fortaleza, a decisão sobre a vacinação foi tomada após uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Ceará (CIB-CE)
13:27 | Jun. 04, 2021
Os motoristas de ônibus cobram a aplicação de vacinas em profissionais da categoria e é um dos motivos que podem levar ao início de uma greve, prevista para a próxima semana. Segundo Sindicato os Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro), cerca de 20 motoristas de ônibus tenham morrido em decorrência de Covid-19 durante a pandemia e cobram que o grupo ainda não foi contemplado com as vacinas. A categoria deixou o grupo prioritário de vacinação no Ceará e será vacinada com o restante da população em geral.
LEIA MAIS | Fortaleza deve levar 6 semanas para aplicar 1ª dose em quem já se cadastrou
+Motoristas de ônibus anunciam greve em Fortaleza a partir de terça
Os motoristas chegaram a fazer parte do quarto grupo prioritário, que inclui trabalhadores da educação, funcionários do sistema prisional, pessoas em situação de rua e outros profissionais do transporte como aeroportuários. Questionada sobre a vacinação do grupo, a Secretária Municipal de Saúde (SMS) explicou que houve mudança recente em quais setores deveriam receber a vacinada antes. No início da campanha de vacinação, além dos motoristas de ônibus, trabalhadores do transporte metroviário, ferroviário e industriais, bem como caminhoneiros, também eram previsto para serem imunizados na quarta fase. A meta eram de mais de 1,2 milhão de pessoas.
Segundo a Prefeitura de Fortaleza, a decisão sobre a vacinação foi tomada após reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Ceará (CIB-CE), em que se reúnem representantes de secretarias municipais e agentes da Secretaria da Saúde (Sesa). Para a quarta etapa, foram confirmados como prioritários, segundo pactuação da CIB, trabalhadores da Educação, forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, trabalhadores portuários e do transporte aéreo, que já estão sendo comtemplados.
Após o cumprimento de 90% das metas das quatro fases prioritárias do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a vacinação contra a Covid-19 vai seguir para a população geral do Estado, escalonada por idade em ordem decrescente de 59 anos a 18 anos. Em Fortaleza, o avanço para a população fora dos grupos prioritários é prevista para começar neste domingo, 6. "Foi deliberado que os municípios que forem concluindo os grupos da quarta fase que estão sendo operacionalizados neste momento, quais sejam profissionais da educação, os profissionais portuários, dos aeroportos, as pessoas em situação de rua ee também os profissionais do sistema de privação de liberdade", a titular da Secretária Municipal de Saúde (SMS), Ana Estela.
LEIA MAIS | "Todos os profissionais de segurança em Fortaleza serão vacinados até amanhã", diz secretária0
Na data da reunião, o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, explicou que essa seria a decisão é a "mais transparente possível, segura e justa". Segundo ele, a pactuação encerra uma série de debates de prioridades. "Criar novos grupos de prioridades pode causar atraso e confusão entre categorias profissionais. O objetivo maior das instituições que fazem a CIB é vacinar todos os cearenses, da forma mais rápida e democrática”, destacou ele.