Fortaleza tem calçadas coloridas para intensificar proteção de pedestres
O objetivo da implantação é oferecer mais segurança e proteção aos pedestres que andam pela região
12:58 | Mai. 27, 2021
O Centro de Fortaleza ganhou novas cores nos últimos dias com a implementação de calçadas vivas. Nesta quinta-feira, 27, o prefeito José Sarto (PDT) divulgou as imagens das calçadas, que fazem parte das ações do Maio Amarelo.
O objetivo da implantação é oferecer mais segurança e proteção aos pedestres. Segundo o prefeito, foram utilizados materiais de baixo custo, com rápida implementação, como tinta, bancos, balizadores e floreiras. "Com isso, foram ampliadas as áreas de passeio para proporcionar conforto e acessibilidade àqueles que andam a pé", ressaltou o prefeito.
LEIA MAIS: Saiba quais ruas do Centro começam a ter velocidade máxima alterada para 30 km/h
A previsão anterior feita em anúncio no último dia 19 era que as calçadas iriam ser expandidas na avenida Barão do Rio Branco até o hospital Santa Casa da Misericórdia. As ruas Assunção e Floriano Peixoto também iriam receber essa alteração. O Centro está passando por outras alterações, como a diminuição da velocidade das vias. Parte do compromisso com a Organização das Nações Unidas (ONU) para reduzir o número de mortes no trânsito até 2030, as ruas do quadrilátero formado pela ruas João Moreira e Sena Madureira e pelas avenidas Imperador e Duque de Caxias ficarão com velocidade máxima de 30 km/h.
Quando o projeto for finalizado totalmente, em meados do fim de junho, aos domingos de manhã, algumas ruas serão fechadas para carros e motos. O acesso será apenas para pedestres e bicicletas. O objetivo é desenvolver, juntamente com a ciclofaixa de lazer, uma rota cultural em museus e prédios públicos e atividades lúdicas, favorecendo a ocupação do Centro em outros horários.