Raio atinge casa em Fortaleza e deixa dois feridos; veja como se prevenir
Conforme orientação da Enel, toda casa deve ter um para-raio. Durante tempestades, aconselha-se que as pessoas fiquem em sua residência, se possível, e não usem aparelhos elétricos conectados à tomada
21:25 | Mai. 13, 2021
Um raio atingiu uma casa no Conjunto Palmeiras, em Fortaleza, e derrubou o forro de gesso do teto da residência. Moradora do imóvel há seis anos, a gerente de vendas Lia Sousa, 33, teve arranhões leves nos braços e nas pernas e conta que nunca havia vivenciado algo parecido. O cunhado da mulher, que estava no local, também sofreu ferimentos leves. O episódio aconteceu na noite dessa quarta-feira, 12.
“Eu estava deitada na minha cama, quando escutei uma rajada de vento seguida por um estalo e a claridade. Foi uma sensação horrível, eu pensei que ia morrer. O gesso veio de uma vez em cima de mim com aquele papoco enorme”, relatou Lia. Ela disse que não sabe da existência de para-raios nas proximidades de onde mora, mas pretende adquirir o equipamento para evitar acidentes assim.
Veja vídeo da situação do imóvel após o relâmpago:
Conforme a Enel Distribuição Ceará, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica e pelo monitoramento de raios no Estado, toda residência deve contar com a proteção de um para-raio. Marcelo Puertas, gerente de operação da companhia, lembra que a recomendação é que as pessoas fiquem dentro de caso quando houver uma tempestade.
Em nota no site oficial do Corpo de Bombeiros, o capitão Aluízio Souza Freitas esclareceu o mito de que uma descarga elétrica não pode cair duas vezes no mesmo local. “O raio pode sim cair duas ou mais vezes no mesmo lugar. Normalmente, a descarga atinge o objeto mais alto de um determinado local e acontece, quase sempre, durante temporais”, explica.
Leia mais
Do início do ano até esta quinta-feira, 13, caíram mais de 77 mil raios em todo o Ceará, segundo dados da Enel. Somente neste mês, foram registrados 3.565 raios, sendo 314 descargas na região da Grande Fortaleza. Entre quarta, 12, e quinta, 13, foram dez descargas atmosféricas, que atingiram Chorozinho, Fortaleza, Horizonte e São Gonçalo do Amarante.
Cuidados dentro de casa durante tempestade
· Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
· Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
· Evitar consertos de instalações elétricas;
· Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
Cuidados fora de casa durante tempestade
· Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
· Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
Cuidados dentro de veículos
· Evite veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas;
· Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;
· Antes de saltar do veículo verifique se há algum cabo ou fio elétrico, solto, próximo ao veículo;
· Evite o contato com qualquer objeto metálico próximo ao veículo.
Fonte: Enel e Corpo de Bombeiros