Incêndios em residências na Capital aumentam 48,21% no mês de abril
A comparação é com o mesmo mês do ano passado. Foram registradas 83 ocorrências de incêndios em imóveis residenciais em abril deste ano. Nos quatro primeiros meses de 2021, foram 259 casosO número de incêndios registrados em imóveis residenciais de Fortaleza aumentou 48,21% em abril deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2020. Foram registradas 83 ocorrências, 27 a mais em relação a abril do ano passado, de acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Somente nos quatro primeiros meses de 2021, foram 259 ocorrências de incêndios em residências na Capital - o que corresponde a uma variação de 0,39% em relação ao mesmo recorte de 2020. Já de janeiro a abril de 2020 e de 2019, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) atendeu, respectivamente, 258 e 170 ocorrências de incêndios em imóveis residenciais de Fortaleza.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA MAIS | Restaurantes e comércio estarão abertos no fim de semana do Dia das Mães
+ Comitê de Enfrentamento à Pandemia se reúne e anuncia novo decreto ainda hoje
+ Está na fase 3 da vacinação contra a Covid em Fortaleza? Tire suas dúvidas
Houve queda em 2021 de incêndios residenciais nos meses de janeiro, fevereiro e março na comparação com 2020 - principalmente em fevereiro (-34,29%). Mas em relação a 2019, quando foram registradas 170 ocorrências de janeiro a março, houve aumento significativo do número de incêndios residenciais no mesmo período de 2020 e 2021. Veja:
O tenente-coronel Giuliano Rocha, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), diz que não há como afirmar que o aumento de incêndios nos últimos dois anos, na comparação com 2019, tem relação com a pandemia de Covid-19. "O fator que mais provoca incêndios é a rede elétrica [...] As pessoas com mais tempo em casa usam mais esse tipo de rede e podem sobrecarregá-la, mas não tem como taxar que o confinamento tem ligação direta com os incêndios. Não há estudo científico que comprove isso, são só hipóteses", reforça.
Além da rede elétrica, outro fator que pode provocar incêndios residenciais é o vazamento de gás de cozinha, responsável por grande parte dos acidentes domésticos.
7 dicas para prevenir incêndios em casa
1. Evite utilizar muitos equipamentos em uma única tomada. "Quando a gente usa vários aparelhos em uma única tomada, a gente gera uma sobrecarga. Ou o equipamento queima ou causa um incêndio", avisa o tenente-coronel;
2. Não deixe equipamentos, como computadores e televisão, ligados por horas ou dias na tomada. Além do risco de superaquecer e provocar incêndio, a prática pode causar dano aos objetos;
3. Evite instalar mais aparelhos do que rede elétrica da sua casa suporta. De acordo com o oficial dos Bombeiros, "toda casa tem dimensionamento elétrico para funcionar uma quantidade certa de equipamentos, com uma fiação feita para atender a esse dimensionamento";
4. Confira se a mangueira do botijão de gás tem certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Além disso, não é recomendável passar a mangueira por trás do fogão (o calor pode derreter o plástico e provocar vazamento). Apartamentos ou casas mais modernas já contam com gás encanado.
5. Esfregue água e sabão sobre a rosca do botijão para verificar se há vazamento. Se o líquido apresentar bolhas, é sinal de vazamento. Equipes do Corpo de Bombeiros devem ser chamadas imediatamente, e o morador deve abrir todas as janelas para melhorar a circulação do ar e evitar fontes de calor.
6. Faça a manutenção elétrica do imóvel. A sugestão é checar cabos e instalações de 15 a 20 anos e, quando necessário, fazer trocas.
7. Sempre procure um profissional capacitado para fazer instalações complexas.
Serviço
Em caso de incêndios, ligue 190 para acionar a Ciops ou acesse o app 190 - Ceará (disponível para Android ou iOS).
Leia mais |
20/04: Incêndio atinge mansão em condomínio de luxo no Ceará
22/04: Duas residências de Fortaleza são atingidas por incêndio nesta quinta-feira, 22
27/04: Incêndio é registrado no edifício São Pedro nesta terça, em Fortaleza
6/05: Incêndio começou em closet de apartamento no 16º andar de edifício na Beira-Mar