Mortes por crimes violentos em Fortaleza reduzem 52,4% no mês de abril

No último mês de abril foram registrados 69 homicídios em Fortaleza, enquanto no mesmo período de 2020, foram contabilizados 145

23:26 | Mai. 07, 2021

Por: Lara Vieira
Polícia Federal deflagra operação contra organização que fraudava o auxílio emergencial em Manaus (foto: Divulgação/PF-AM)

As estatísticas dos chamados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que englobam homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, apresentaram diminuição em abril deste ano, se comparadas com o mesmo mês no ano anterior. De acordo com boletim divulgado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), nesta sexta-feira, 7, a Capital se destaca, tendo uma queda de 52,4%. Já em todo o Ceará, a redução foi 37,4%.

LEIA TAMBÉM | PF deflagra operação contra a pornografia infantojuvenil no José Walter

De acordo com a SSPDS, a retração dos números se deve aos investimentos feitos pelo Governo do Estado e pelo fortalecimento dos trabalhos operacionais, da inteligência e das investigações feitas pelas polícias cearenses. “Aumentaram significativamente as capturas de pessoas envolvidas com a prática de crimes. Então dentro dessa intensificação das operações, focamos sempre naqueles crimes mais graves, como os homicídios, os assaltos, o tráfico de drogas e os crimes sexuais”, declarou Sandro Caron, secretário da Segurança Pública e Defesa Social.

Em Fortaleza, foram registrados 69 CVLIs no mês passado, enquanto no mesmo período de 2020, foram 145. No Ceará, foram 275 contra 439. Na Região Metropolitana de Fortaleza, foram registrados 88 homicídios, em abril último, e 143 no mesmo mês de 2020, o que representa uma redução de 38,5%.

O Interior Sul e o Interior Norte também apresentaram redução de 27,2% e 15,7%, respectivamente. O Sul caiu de 81 mortes no quarto mês do ano passado para 59; e o Norte foi de 70 CVLIs para 59. Os dados foram compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

Acumulado

Nos dados acumulados de janeiro a abril de 2021, no Ceará, foram registrados 1.080 crimes, o que representa uma redução de 29% se comparados com os quatro primeiros meses de 2020, quando aconteceram 1.522 CVLIs. Em Fortaleza, o acumulado deste ano trouxe uma diminuição de 33,3%, passando de 480, de janeiro a abril de 2020, para 320 no mesmo período deste ano.

LEIA TAMBÉM | Ceará terá policiamento reforçado para fiscalização no fim de semana do Dia das Mães

Segundo o superintendente da Supesp, Helano Nogueira, os números refletem, também, um dedicado trabalho de inteligência, levantamento de dados, tecnologia e integração das forças de segurança em todo o Estado, o que possibilita o aperfeiçoamento da coleta de informações para entregar melhores subsídios para o combate e a prevenção à criminalidade. “Já temos vários sistemas, softwares que vêm alimentando a base de dados da SSPDS e ainda temos outros para serem apresentados, inclusive com indicação em premiação internacional. É muito importante mostrar esse investimento para a sociedade, que é a maior beneficiada com os resultados, porque segurança agrega outros valores essenciais ao desenvolvimento e ao crescimento de uma cidade, de um estado”, conclui Helano.