Veja imagens da superlua 'rosa', fenômeno visível a olho nu nesta segunda

O satélite, no entanto, não ficou rosa e recebe este nome devido a tradições de etnias indígenas. Uma nova superlua poderá ser observada no próximo ciclo da lua cheia, em maio. Serão as duas únicas superluas de 2021

22:16 | Abr. 26, 2021

Por: Redação O POVO
Segunda maior superlua poderá ser vista em todas as regiões do País nesta terça-feira, 25, e quarta-feira, 26 (foto: Julio Caesar)

O céu estava diferente para quem resolveu prestar atenção na noite desta segunda-feira, 26. Mais um fenômeno astronômico de 2021, a superlua 'rosa' está visível no céu durante toda a noite de hoje, e pode ser observada sem a necessidade de equipamentos específicos. Veja galeria:

Em termos técnicos, uma superlua é toda lua cheia que ocorre quando o satélite está a 90% ou mais do perigeu, que é o ponto mais próximo na órbita do astro com a Terra. Nessas situações, ela aparece no céu cerca de 15% maior que o habitual, e 30% mais brilhante.

A observação da superlua não requer nenhum equipamento, como lunetas ou telescópios. No entanto, ela parece maior no começo da noite, pela comparação com prédios e paisagens, do que quando está alta no céu. Deste modo, o recomendado é procurar um lugar alto para poder conferir o fenômeno desde o pôr-do-sol.

O fenômeno, no entanto, não deixa o satélite rosa. O nome é originário de tradições de etnias indígena que marcam a passagem do tempo pelas luas cheias. A de abril é chamada de "lua rosa" por crescer na mesma época que flores da planta Phlox Subulata, que têm um tom vívido de rosa. Uma nova superlua poderá ser observada no próximo ciclo da lua cheia, em maio. Serão as duas únicas superluas de 2021.