Fábrica White Martins segue com operações paralisadas após explosão

De acordo com o Corpo de Bombeiros, nenhum envasamento de oxigênio está sendo realizado no local

11:11 | Abr. 26, 2021

Por: Gabriel Borges
Explosão na fábrica da White Martins aconteceu na manhã do último sábado, 24 (foto: Jarbas Oliveira/Especial para O POVO)

Desde o último sábado, 24, as atividades na fábrica White Martins seguem suspensas após a explosão nas suas instalações. É o que afirma o Corpo de Bombeiros do Ceará, por meio do tenente Diones, em entrevista concedida à Rádio O POVO CBN, na manhã desta segunda-feira, 26.

"A população pode ficar tranquila, a produção fabril foi totalmente parada. Não há nenhum envasamento de oxigênio lá, não há o risco de uma nova ocorrência desse tipo", explica o tenente.

O Corpo de Bombeiros ainda aguarda o laudo técnico da estrutura, que está sendo elaborado pela Defesa Civil de Fortaleza e pelos engenheiros da empresa. Segundo o tenente Diones, a empresa estava seguindo todas as medidas de regulação exigidas pelos bombeiros.

"Quanto ao Corpo de Bombeiros, sim, a segurança contra incêndio e pânico da edificação estava válida. Sendo que é um fenômeno da nossa Cidade, a urbanização, a questão das fábricas que ainda estão dentro da cCidade de Fortaleza. A White Martins tem uma planta bem maior no complexo do Pecém. Pelo menos nessa parte, eles têm a sua maior produção fora da Cidade. Mas em relação às regras do Corpo de Bombeiros, todas estavam em dia", relata.

LEIA TAMBÉM| White Martins: Defesa Civil interdita área e inspeciona imóveis vizinhos após explosão

O tenente explicou ainda que as atividades de acondicionamento de gases em Fortaleza estão dentro do permitido. A Capital não possui produtos radioativos ou grande quantidade de combustível.

A White Martins é uma empresa multinacional brasileira atuante no mercado de fabricação de gases industriais e medicinais. Durante a pandemia, a empresa vem sendo uma das responsáveis pelo oxigênio usado no tratamento de pacientes com Covid-19.

A fábrica atingida pela explosão está localizada na avenida Francisco Sá, esquina com a rua Padre Anchieta, no bairro Jacarecanga. Em um dos vídeos que circularam após a explosão, é possível ver um posto de combustível próximo ao local do incidente. O Tenente Diones explica que não há nada que restrinja o local de comercialização de combustíveis.

"O posto de gasolina também é uma edificação que apresenta risco, mas também tem suas regras, principalmente quanto ao acondicionamento dos combustíveis. Em relação à distância, a produção de líquido combustível é que tem um raio de segurança, mas a comercialização em postos não tem essa regra. Da mesma forma as indústrias, não têm essa regra ainda", detalha.

O Instituto Doutor José Frota (IJF) recebeu seis vítimas da explosão da fábrica White Martins, que foram acolhidas na emergência do hospital. Segundo a última atualização, uma das vítimas ainda está no centro médico, com estado considerado estável.

LEIA TAMBÉM| Moradores falam sobre o susto com a explosão e danos aos imóveis

LEIA TAMBÉM| Nas redes sociais, Camilo Santana lamenta explosão na Fábrica White Martins