Trânsito em Fortaleza reduziu 34% durante o lockdown

A informação é do monitoramento de uso do aplicativo de mobilidade Waze, que analisa cidades de todo o mundo

Nos 38 dias entre 5 de março e 12 de abril, período durante o qual Fortaleza esteve em lockdown, o trânsito da Capital caiu em média 34%. A redução foi ainda maior às sextas-feiras e fins de semana. É o que indica o acompanhamento realizado pelo aplicativo Waze. 

"A gente percebe que o trânsito diminuiu bastante com essa restrição. Em janeiro, Fortaleza estava com um nível de uso proporcional de 7 pontos percentuais acima de São Paulo. Na segunda semana de março, essa diferença se inverteu e ficou 13 pontos abaixo de São Paulo", apontou Douglas Tokuno, diretor de parcerias e do Waze Carpool na América Latina, em entrevista à Rádio O POVO CBN. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A última vez que o índice esteve equiparado ao início de 2020 foi em 1º março. Já a maior redução foi observada nos dias 19 e 25 de março, quando o trânsito pelo aplicativo esteve 55% abaixo do valor médio para uma quinta e uma sexta-feira, respectivamente.

Os dados apontam ainda que, mesmo após a retomada das atividades no dia 12 de abril, o trânsito tem permanecido abaixo da média estabelecida pré-pandemia. O maior índice foi no próprio dia 12, quando a circulação de veículos esteve apenas 4% abaixo da média.

Entenda

 

O monitoramento do Waze aponta a variação percentual da quantidade de quilômetros rodados com a ajuda do aplicativo em comparação com o valor base. Este valor é foi determinado pela quantidade de quilômetros rodados pelo aplicativo, em cada dia da semana correspondente, durante o período de duas semanas entre 11 e 25 de fevereiro de 2020.

Waze para rotas conhecidas

 

Em conversa com os jornalistas Jocélio Leal e Raquel Gomes na manhã desta quinta-feira, 22, Tokuno comentou também sobre o padrão de uso do aplicativo. "Com o Waze e os aplicativos de navegação em geral, no começo foi muito usado para descobrir caminhos desconhecidos. A diferença que a gente vê é que hoje 60% dos nossos usuários usam o Waze para rotas conhecidas", avalia. "Você sabe o caminho, mas está usando o Waze para saber a hora que vai chegar, se tem algum problema de trânsito na rota."

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

mobilidade urbana aplicativos de mobilidade tráfego em fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar