Começa implantação de faixa exclusiva para ônibus na av. Osório de Paiva

Após a conclusão da faixa, que vai interligar os bairros Siqueira e Mondubim, a via passará a ter velocidade de 50 km/h

21:20 | Abr. 15, 2021

Por: Lara Vieira
O objetivo é agilizar o trânsito para quem utiliza transporte coletivo (foto: Mauri Melo)

A Prefeitura de Fortaleza começou nesta quinta-feira, 15, a implantação de uma nova faixa exclusiva para ônibus na avenida General Osório de Paiva. A faixa exclusiva vai interligar os bairros Siqueira e Mondubim para dar prioridade a quem usa o transporte público. Com 11,4 km de extensão, a faixa exclusiva terá início na rua Raimundo Neri, no bairro Siqueira, até o 4º Anel Viário, no bairro Canindezinho.

Diariamente, 47 linhas de ônibus trafegam pela via, com 106 ônibus/hora, beneficiando aproximadamente 44 mil passageiros. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) está renovando, também, toda a sinalização horizontal e vertical da avenida. Quando estiver concluída, a nova faixa exclusiva funcionará de segunda a sexta-feira, de 5h às 21 horas, e aos sábados, de 5h às 16 horas.

LEIA TAMBÉM | Alterações no Código Brasileiro de Trânsito começam a valer

Além da faixa exclusiva da av. Osório de Paiva, esse trecho passará a ter velocidade regulamentada em 50 km/h, dando continuidade ao novo limite de velocidade já em operação na via, no trecho entre as avenidas Gomes Brasil e Perimetral desde agosto de 2018.

Os condutores terão seis meses para se adaptarem à mudança da velocidade para 50 km/h no trecho, sem aplicação de autuação. “Enquanto isso, continuaremos monitorando o comportamento do fluxo, reforçando as sinalizações necessárias e fiscalizando demais condutas inadequadas, como, por exemplo, deixar de dar preferência de passagem ao pedestre”, esclarece a superintendente da AMC, Juliana Coelho.

LEIA TAMBÉM | Renda em Casa, da Prefeitura de Fortaleza; veja como fazer consulta no projeto

Já consolidadas em Fortaleza, as faixas exclusivas para os coletivos saltam de 3,3km, em 2013, para 116,1 km, em 2021, um crescimento de 35 vezes em relação à extensão original. A expectativa é que haja um aumento inicial de 40% na velocidade dos coletivos, tornando as viagens mais rápidas.