Nova Ponte dos Ingleses: madeira é retirada e será substituída por piso de concreto
O projeto de revitalização da ponte visa restaurar estruturas deterioradas, além atrair turistas para o entorno. Ponte foi interditada no começo de 2018 e, em março daquele ano, foi ainda mais danificada pela ressaca do marTapumes, entulhos e a presença de trabalhadores dão esperança aos que frequentam a Praia de Iracema, e sonham com a revitalização da Ponte dos Ingleses. Toda a estrutura de madeira, que servia como piso, foi retirada. O objetivo é substituir o material por concreto.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Não vai ter mais aquele piso de madeira, será um piso de concreto. O objetivo é que o espaço não sofra com as ações da maré e acabe destruído como em outros períodos", explica Samuel Dias, secretário municipal da Infraestrutura (Seinf).
A obra é uma parceria entre a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Seinf, com o Governo do Estado, por intermédio da Superintendência de Obras Públicas (SOP). A reforma ainda está em sua primeira fase, sob a responsabilidade do Município.
"A reforma passa por duas fases. A primeira é a recuperação das estruturas da ponte, que inclui cuidados com seus pilares e vigas. A segunda fase é a construção dos equipamentos que vão caracterizá-la como um ponto turístico na cidade", explica Dias.
Segundo o secretário, a atual fase da obra é considerada a mais difícil, já que os testes realizados na estrutura serão fundamentais para garantir a segurança dos suportes que serão instalados.
"Essa é a fase mais complexa, estamos fazendo teste de carga para sabermos o que a estrutura suporta. Só assim vamos terminar a recuperação estrutural para garantir a segurança dos visitantes da ponte."
Caso não haja imprevistos, a primeira etapa da obra deverá ser concluída em seis meses, estima a Prefeitura. Além da instalação do novo piso de concreto, que tem o intuito de dar mais durabilidade e resistência, além de evitar manutenções frequentes no equipamento, pontos como a concretagem de ferragens e a ancoragem de edificação também serão realizados. O atual espaço contemplava cerca de 2.369 m² de área de madeira.
Procurada pelo O POVO, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) informou que "as intervenções estão sob responsabilidade da Seinf, da Prefeitura de Fortaleza. Após a conclusão da recuperação estrutural executada através deste contrato da Seinf, será executada a parte que cabe à SOP."
A obra de reparo estrutural da Ponte dos Ingleses está orçada em R$ 4,1 milhões.
A ponte foi interditada no começo de 2018, já com muitos estragos. Em 2 de março daquele ano, a situação piorou drasticamente com a ressaca do mar que arrancou parte do parapeito e ainda levou a escultura La Femme Bateau, de Sérvulo Esmeraldo.
LEIA TAMBÉM| Turistas reclamam de transtornos com obras na Beira Mar em alta estação
Esperança de melhorias
Nos arredores da ponte, comerciantes que retiram a sua renda com base na movimentação da região esperam a chegada de dias melhores com a revitalização do local.
"Estou aqui desde 1986, foram 18 anos sem muitos cuidados e três anos fechada, mas que bom que estão começando essa reforma, antes tarde do que nunca. Estou animado em poder voltar a ter alguma perspectiva" relata Rodolphe Trindade, proprietário de um bar e de um café na Praia de Iracema.
"Deveria se olhar mais ainda pelo turismo, trabalhar de maneira correta. Precisamos de melhorias no ordenamento urbano para evoluirmos. Mas acredito nas melhorias, a Praia de Iracema é um local de fé", destaca Rodolphe, que confirma a presença constante de maquinários e trabalhadores na Ponte dos Ingleses.
Verônica Viana é outra que tem raízes fincadas na Praia de Iracema. São 49 anos vividos no bairro. Prestadora de serviços para um hotel da região, Viana relata a sensação de insegurança e sua fé de que a revitalização possa abrir as portas para o retorno de turistas e fortalezenses à Praia de Iracema.
"Acho que a reforma pode atrair boas pessoas. A região ficou conhecida por ter um ar meio trash nos últimos anos. Às vezes tenho medo de andar um quarteirão por aqui. Já aconteceu mais de uma vez, pessoas descendo do táxi para entrarem no hotel e acabarem assaltadas", relata.
Para Verônica, o espaço revitalizado só traria benefícios para o comércio e para os moradores do bairro.
"As obras trarão benefícios, sempre vejo os homens trabalhando. Aqui estava com um visual horrível, largado mesmo. Mas quando tudo estiver pronto, as pessoas devem ser atraídas para cá", diz.
LEIA TAMBÉM| Barreira sanitária na CE-040 provoca longo engarrafamento na manhã desta sexta
Arthur de Carvalho trabalha como técnico de som em um estabelecimento próximo ao equipamento que passa pelo processo de revitalização. Ele conta que está animado com o andamento das obras.
"Eu vejo bastante movimentação aqui. Graças a Deus eles estão mexendo, isso tem que dar certo para o movimento voltar. A Praia de Iracema está parada, esquecida. A ponte, voltando a funcionar, mudaria 70% na movimentação aqui no estabelecimento. Estamos sofrendo muito com isso nos últimos tempos", diz.
Segundo o secretário da Seinf, Samuel Dias, as mudanças estruturais são apenas uma das partes do plano de reavivamento da região.
"O plano da Prefeitura é de recuperação da ocupação que existe. Muita coisa na Praia de Iracema precisa ser renovada. A ideia é que o local seja um polo. Não queremos só empresas ou comércios ou restaurantes, queremos tudo isso junto", projeta.
LEIA TAMBÉM| Engarrafamento na Raul Barbosa segue sem solução após obras em viaduto
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente